agosto 9, 2022

Ipeúna realiza a Semana do Educador 2022

Ipeúna realiza a Semana do Educador 2022 – Foto Divulgação

A Prefeitura Municipal de Ipeúna, através da Secretaria Municipal de educação, realiza a Semana do Educador 2022, com diversas palestras que terminam hoje, sexta-feira, dia 22 de julho.

A Semana do Educador tem por objetivo a valorização e atualização dos profissionais da Educação, favorecendo reflexões sobre a ação dos educadores frente aos desafios atuais.

Todos os professores estão tendo, desde quarta-feira, dia 20, a oportunidade de ouvir, assimilar e posteriormente colocar em prática aspectos que serão determinantes para o desenvolvimento de nossa educação.

Nesta quarta-feira, dia 20, de manhã, com o Professor Oliver Lima, os temas abordados foram: e Aprendizagem, desenvolvimento e humanização nas infâncias e Alfabetização, letramento e multiletramentos: como garantir uma aprendizagem significativa?

À tarde, o mesmo palestrante abordou As transições e a progressão das aprendizagens: travessias necessárias e Planejamento, acompanhamento e avaliação do processo de aprendizagem.

O palestrante Prof. Oliver Lima é Especialista em Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental, licenciado em Ciências Sociais e Pedagogia, trabalha há mais de 18 anos na área Educacional. Atuou como Dirigente Municipal de Ensino, Supervisor de Ensino e coordenador de projetos educacionais em Secretarias de Educação. Foi avaliador do Prêmio Nacional de Gestão Escolar, edições de 2017 e 2020; Redator do Currículo Paulista (ProBncc), etapa da Educação Infantil; autor de produção de Ciclos Formativos para professores da Educação Infantil pela Escola de Formação dos Profissionais da Educação (EFAPE) – Secretaria de Estado da Educação. Atua em Secretarias de Educação como consultor e assessor técnico-pedagógico, é palestrante e realiza formação de professores e gestores visando à implantação e implementação de Propostas Curriculares nas Redes de Ensino.

Já no dia 21, ontem (quinta-feira), o palestrante Prof. Ton Ferreira abordou o tema: Professor transformador: práticas metodológicas para a motivação no cotidiano escolar.

Ton Ferreira é Mestre em Ciências pela USP, pós-graduado em Ética, Valores e Cidadania na Escola pela USP, pós-graduado em M.B.A. Gestão de Pessoas pelo Centro Universitário Salesiano de São Paulo – UNISAL, extensão universitária em Educação Matemática pela PUC, é licenciado em Matemática pela UNESP. Atua profissionalmente há mais de 16 anos como Consultor Educacional, Consultor de Negócios e Coordenador Geral de Projetos Educacionais e Soluções Inteligentes, é Formador de Educadores, ministra palestras, minicursos, colóquios em Universidades, Empresas e Redes Municipais/Estaduais de Educação com foco em pesquisa, formação inicial e continuada de professores, tecnologia e gestão pública. É pesquisador e articulista de assuntos relacionados à docência.

Ainda à tarde, ontem, o Prof. Natanael dos Santos, apresentou Tecendo os fios da história da África.

Natanael dos Santos é Professor, Historiador, Pesquisador, Autor, Escritor, Ator, Diretor artístico e Palestrante. Desenvolve trabalhos de pesquisa no campo da historiografia africana, em teses de mestrado e doutorado desde 1983. Membro fundador e coordenador de pesquisas do Núcleo de Estudos Afro brasileiro da Universidade de Campinas (UNICAMP). Membro atuante do Núcleo de Estudos Preconceitos e Intolerância. Membro fundador do NIGÈRIA – Núcleo de Estudos da África (Universidade Feevale – de Novo Hamburgo/RS). Colaborador da Associação Liberdade Canto e Dança. Diretor da Editora Baobá. Autor e Escritor de livros didáticos e paradidáticos. Membro Consultor da Comissão de Igualdade da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção São Paulo. Coordenador do Núcleo de Estudo e Pesquisa de Educação, Direitos Humanos e Relações Étnicos Raciais na Faculdade Zumbi dos Palmares/SP.

Hoje, sexta-feira, dia 22, a Prof.ª Rosana Naressi apresentou o tema: A caminhada da Legislação da Educação Especial e da Educação Inclusiva e Deficiência intelectual: como promover ações assertivas para a prática diária.

À tarde, o tema será TEA e TDAH: traçando estratégias para o cotidiano escolar e Atividades estruturadas que estimulam as funções cognitivas.

Rosana Naressi é especialista em Psicopedagogia e Psicomotricidade: do diagnóstico à intervenção; Formação de Professores para Educação Inclusiva; Neuropsicologia e Educação, é graduada em pedagogia. Com vasta experiência na gestão municipal e supervisão da Educação Inclusiva da Rede Municipal de Ensino de Pindamonhangaba, responsável pela implementação das Salas de Recursos Multifuncionais, foi diretora de escola, gestora do NAP – Núcleo de Apoio Psicopedagógico, professora Universitária, é formadora na área da Educação Especial e Inclusiva.

Read Previous

Está em ritmo acelerado as obras de reforma da piscina Municipal de Charqueada

Read Next

Reportagem na TV Brasil destaca mutirão para zerar a fila de espera por exame de imagens de pacientes de Rio das Pedras