Famílias em situação de vulnerabilidade recebem apoio do CRAS

Dedicado ao enfrentamento de problemas de famílias em situação de vulnerabilidade, o Centro de Referência em Assistência Social – CRAS Ipeúna é uma referência de acesso a políticas de assistência social no município. Dentre as atribuições do CRAS destacamos o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), que consiste no trabalho social com as famílias com o objetivo de fortalecer a função protetiva, prevenindo a ruptura de vínculos familiares, promover o acesso a seus direitos e melhorar a qualidade de vida.

A.S. e sua família são um bom exemplo do trabalho que o CRAS desenvolve no município desde 2013. A.S. passou a ser acompanhada pelo CRAS, encaminhada pelo Conselho Tutelar, quando recuperou a guarda judicial das filhas. Uma das filhas de A.S. foi incluída nos projetos socioeducativos “Transformando o Futuro” e “Oficina de Teatro”, ambos desenvolvidos pelo CRAS. De acordo com a coordenadora do CRAS, a assistente social Giseli Gonzalez Spigolon, atualmente a família de A.S. recebe visitas periódicas, orientações e também é atendida pelo Fundo Social de Solidariedade.

O apoio do CRAS também é importante para a família de K.F.F., que vem sendo acompanhada desde 2014. “Em 2015, contudo, com o acolhimento dos três filhos, o trabalho de acompanhamento se intensificou, resultando no fortalecimento dos vínculos familiares e o desacolhimento das crianças e retorno para a família, que conseguiu vencer as questões de vulnerabilidade”, comemorou a coordenadora do CRAS.

A intervenção do CRAS também trouxe bons resultados para a G.S.S., inscrita no Benefício de Prestação Continuada (BCP-Idoso) que é acompanhada desde 2015. “Conseguimos incluir a beneficiária no projeto social “Melhor Idade”, que oferece a Tarde de Convivência e Atividade Física, elevando sua autoestima e melhorando sua qualidade de vida, além das visitas domiciliares, orientações e atualizações cadastrais”, explica Giseli.

SERVIÇO de ASSISTÊNCIA SOCIAL QUALIFICADO – O CRAS é uma unidade pública que executa serviços de proteção social básica e atua na organização da rede de serviços sócio assistenciais locais da política de assistência social. O trabalho do CRAS, no sentido de desenvolver a Proteção Social Básica, tem por objetivo prevenir situações de risco por meio do desenvolvimento de potencialidades e aquisições e o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários.

O órgão atua junto à população que vive em situação de vulnerabilidade social decorrente da pobreza, privação (ausência de renda, precário ou nulo acesso aos serviços públicos, dentre outros) e/ou fragilização de vínculos afetivos, relacionais e de pertencimento social (discriminações etárias, étnicas, de gênero ou por deficiências, dentre outras).

O CRAS ainda prevê o desenvolvimento de serviços, programas e projetos locais de acolhimento, convivência e socialização de famílias e de indivíduos, conforme identificação da situação de vulnerabilidade apresentada. Atua, ainda, na organização de programas de transferência de renda e benefícios como o Programa Federal Bolsa Família, Programas Estaduais Renda Cidadã, Ação Jovem e Viva Leite, além de análise técnica para concessão do benefício municipal de cestas básicas.

“Essas são maneiras de como a Prefeitura se coloca dentro da comunidade para defender os direitos e as políticas institucionais de assistência integral. São tão importantes justamente porque é onde as famílias podem ter acesso a benefícios e educação social para melhorar a sua qualidade de vida”, explica.

Endereço: Rua Araripe Custódio da Fonseca nº 1101, Altos de Ipeúna

Contato: (19) 3576-1359

Read Previous

Prefeito Romeu Verdi envia projeto à Câmara criando Bolsa Atleta

Read Next

CRAS encerra curso de Restauração de Móveis

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.