13ª Jornada Pedagógica vai abordar a retomada do ensino pós-pandemia

13ª Jornada Pedagógica vai abordar a retomada do ensino pós-pandemia

Evento, realizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação, entre os dias 18 e 22/10, tem como tema Um Novo Tempo na Educação

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME) realizará, de 18 a 22/10, a 13ª Jornada Pedagógica, que tem como tema Um Novo Tempo na Educação e vai abordar os desafios da retomada do ensino pós-pandemia, entre outros assuntos. A educação foi uma das primeiras áreas afetadas com o início da pandemia da Covid-19, em março de 2020, com o interrompimento das aulas presenciais e a adaptação de um novo modelo de ensino que desafiou pais, alunos e educadores.

“Foram tempos desafiadores para todos e estou muito feliz com o início da retomada dos trabalhos na Rede Municipal de Educação, fazendo aquilo que mais nos alimenta: a discussão e a reflexão sobre nossas práticas pedagógicas. Esta jornada pedagógica mostra a inflexão entre o passado recente e o olhar para o futuro”, analisa Gabriel Ferrato, secretário municipal de Educação.

A retomada das aulas presenciais na Rede Municipal de Ensino vem ocorrendo de forma gradativa e com segurança desde o início de agosto e deve chegar aos 100% no início de novembro. Ainda, por segurança, a programação da 13ª Jornada Pedagógica será totalmente remota, com encontros por meio de videoconferência, com palestras, webinários, mesas redondas e as apresentações dos relatos, transmitidos pelo Youtube da SME e pelo Facebook (@smepiracicaba).

O evento é direcionado aos mais de 3.900 profissionais da educação da Rede Municipal, que terão a oportunidade de aprendizado e de formação.

“A Jornada Pedagógica terá pela primeira vez, em sua décima terceira edição, um formato totalmente online, e com isso acredito que alcançará um número bem maior de participantes. Os temas das palestras são extremamente relevantes e, com certeza, contribuirão para as práticas cotidianas, visando uma educação de qualidade para nossas crianças”, disse Aline Ambrosano, coordenadora da Jornada.

ABERTURA – O primeiro evento que abrirá a Jornada Pedagógica será na segunda-feira, 18/10, às 19h. Os professores Severino Antônio e Kátia Tavares ministram a palestra O Professor como Autor – de Conhecimento, de Diálogos, de História.

Severino é doutor em educação pela Unicamp e se dedica há mais de 40 anos ao ensino de redação e leitura, filosofia da educação e literatura, além de trabalhar com formação de educadores. É, também, conselheiro dos institutos Alana, Rubem Alves e Ruth Guimarães.

Kátia é mestra em educação pela PUC-Campinas, tem formação em pedagogia Waldorf e em filosofia para crianças. Atua como aconselhadora biográfica e psicopedagoga e dirige a Tessituras Assessoria e Consultoria em educação, ministra palestras, cursos e oficinas sobre educação e desenvolvimento humano.

Severino e Kátia são autores dos livros O Voo dos que Ensinam e Aprendem, A Poética da Infância -Conversas com Quem Educa Crianças, Uma Pedagogia Poética para as Crianças e O Quase.

HISTÓRICO – A Jornada Pedagógica é realizada pela SME desde 2007 e faz parte do Programa Anual de Formação Continuada, desenvolvido em consonância com as diretrizes educacionais. Trata-se de um momento de reflexão e aprendizado quanto às práticas pedagógicas do cotidiano educacional para os profissionais da educação da rede municipal.

Desde o seu início, já foram oferecidas quase 100 palestras com os mais variados temas, além de relatos dos profissionais que trabalham em sala de aula, na coordenação pedagógica e na direção, mobilizando saberes e apresentando os trabalhos junto às crianças.

“Reconhecemos a importância da formação dos profissionais da educação e essa Jornada Pedagógica é um convite as escolas da rede municipal para o conhecimento. Além de possibilitar nova visão sobre determinados temas, refletindo sobre o cotidiano educacional e consequentemente ampliando a prática pedagógica”, reforça Milena Barbosa de Lima, integrante da comissão organizadora da Jornada.

SERVIÇO – 13ª Jornada Pedagógica – Um Novo Tempo na Educação. De 18 a 22/10. Os eventos serão transmitidos pelo Youtube da SME e pelo Facebook (@smepiracicaba).

13ª Jornada Pedagógica – Um Novo Tempo na Educação

 Programação

Dia 18/10

19h – Abertura e Palestra – O Professor como Autor – de Conhecimento, de Diálogos, de História. Professores Severino Antônio e Katia Tavares

Dia 19/10

9h – Webinar – Multiplicação: Ideias e Conceitos. Profª. Ana Lucia Lorencetti Marra

14h – Webinar – Divisão e Cálculo Mental: Diferentes Estratégias. Profª. Flavia de Andrade Brito

19h30 – Palestra – A Matemática em Tempos de Pandemia e Ensino Remoto: uma Roda de Conversa sobre os Enfrentamentos e Possibilidades do Trabalho com as Unidades Temáticas. Prof. Eduardo Morais Junior

Dia 20/10

9h – Webinar – O Conhecimento Matemático na Educação Infantil: Desafios e Possibilidades. Profªs: Ana Lucia Lorencetti Marra e Flavia de Andrade Brito.

14h – Webinar – A Importância do Desenvolvimento do Vocabulário das Crianças na Educação Infantil. Profªs: Henriqueta Lucas dos Reis Santos e Raquel Spigolon Bettio.

19h30 – Palestra – A Fotografia como Registro Pedagógico. Profª Espª Marcela Juliana Chanan

Dia 21/10

9h – Mesa Redonda – Diálogo entre Professores: o Uso de Ferramentas Digitais nas Propostas de Ensino das Escolas Municipais. Professores do Ensino Fundamental e Equipe de Formação

14h – Mesa Redonda – Os Desafios da Leitura em Tempos de Pandemia. Coordenadoras Pedagógicas: Maria Fernanda Januário e Cleonice Arruda, Profªs Henriqueta Lucas dos Reis Santos, Raquel Spigolon Bettio e Convidado Dr. Antônio Filogênio de Paula Junior.

19h30 – Palestra – Desvendando as Emoções: no Labirinto do Cérebro. Profª Andréia Lúcia de Oliveira Fernandes

Dia 22/10

9h – Apresentação – relatos dos Professores da Rede Municipal

13h30 – Apresentação – relatos dos Professores da Rede MunicipalOcultar histórico de mensagens

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Cancelar resposta