EEP promove 2ª edição do Gravity Car

Campeonato consiste na construção de um veículo movido à gravidade. Comunidade pode participar

A segunda edição do Campeonato de Gravity Car da Escola de Engenharia de Piracicaba está marcada para as 9 horas dos dias 11 e 12 de junho, no campus da FUMEP, e além de alunos da comunidade acadêmica, deverá receber participantes de outras escolas e faculdades e também da comunidade.

O desafio está em conceber e confeccionar um veículo movido apenas à força da gravidade, exigindo dos participantes conhecimento e habilidade em automobilismo para utilizar o designe a favor da velocidade para vencer a equipe adversária. “O projeto deve primar também por um bom sistema de frenagem, conforto e segurança”, disse o coordenador do curso de Engenharia de Produção e um dos organizadores do evento, Prof. André de lima.

Ele revela que, na prática, cada carro inscrito desce sozinho uma ladeira e percorre um determinado percurso, com algumas curvas, para tomada de tempo. “No final, os melhores carros competem no duelo mata-mata; quem perde, sai”, explicou.

Lima conta que o Campeonato está sendo preparado com a colaboração da equipe organizadora, composta por ele, pelos professores Fernando de Lima Camargo e Anderson Rodrigo Rossi, coordenadores dos cursos das engenharias Mecânica e Mecatrônica; e pelos alunos Carol Augusti e Bruno Maroun Roel.

Segundo ele, a expectativa dos organizadores é grande, porque em sua primeira edição, em 2019, o Campeonato registrou 27 equipes inscritas. “Tivemos 23 equipes formadas por alunos dos cursos oferecidos pela EEP, uma equipe do Ensino Médio e três do IFSP- Instituto Federal de São Paulo/Campus Piracicaba”, disse.

O professor revela que o Projeto Gravity Car vem com a proposta de promover o ensino integrado de forma a envolver alunos e comunidade através de uma competição que gera conhecimento e interesse pela engenharia automobilística, conforme as novas diretrizes propostas pelo MEC – Ministério da Educação. “A ideia é promover a expansão do conhecimento por meio da sinergia criada por este tipo de atividade”, completou.

O coordenador disse ainda que o Campeonato contará com a presença do grupo de alunos que se sagrou campeão em velocidade na primeira edição do Gravity EEP. “Na época, eles cursavam o 10º semestre de Engenharia Mecânica e, hoje, estão formados e atuantes no mercado”, conta.

Lima revela ainda que o Gravity Car EEP inspirou o projeto “Ladeira Abaixo”, desenvolvido por alunos da rede pública. “Um orgulho para todos nós”, considerou.

Read Previous

Servidores deverão ter aumento de 11,05% no salário e Vale Alimentação e Cesta de Natal

Read Next

Vereador Fernando Ciaramello pede envio de PL sobre remanejamento da referência salarial da Guarda Civil Municipal de Charqueada

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.