EEP Baja disputa 27ª Competição Nacional da SAE Brasil

Equipe superou obstáculos e manteve o carro pronto para o Campeonato

Os 16 membros que compõem a Equipe Baja EEP, da Escola de Engenharia de Piracicaba, deixaram as dependências da Escola por volta das 11 horas de ontem, 20, rumo à cidade de São José dos Campos, onde ocorre o 27º Campeonato Nacional Baja SAE, numa iniciativa da SAE Brasil (Sociedade de Engenheiros da Mobilidade).

A equipe participa com o carro de número 68 e representará a região metropolitana de Piracicaba na competição, que prossegue até domingo, 24. “Somos a única equipe da região a participar deste grande evento e, além de orgulhosos, estamos otimistas com o comportamento do carro e conscientes da nossa responsabilidade”, disse o Prof. André de Lima, coordenador do projeto Baja na EEP.

Ele conta que algumas equipes não conseguiram finalizar o carro em tempo hábil, enquanto outras acabaram se desfazendo em função da pandemia. “A EEP felizmente conseguiu superar todos esses obstáculos e manter o carro pronto para a competição”, disse.

Segundo Lima, a tarde de ontem, quarta, foi reservada para inscrição da equipe e retirada da documentação necessária para a prova. Hoje, quinta, têm início as provas estáticas para checagem do carro quanto aos itens de segurança e conforto e regulação do veículo o regulamento da SAE para a competição; e também as provas dinâmicas de frenagem, arrancada e força ou torque, que prosseguem na sexta.

No sábado, tem prova dinâmica no minicircuito, com mata-mata e duelo direto entre os carros que superaram as provas de quinta e sexta-feiras. “São várias provas acontecendo e todas elas contam pontos para definição da equipe com a melhor colocação”, explicou Lima

Já no domingo, acontece o tão esperado enduro, com quatro horas de corrida para finalização desta etapa nacional. “Nossa expectativa é grande e estamos otimistas com a conquista de boas colocações nas provas, pois nos preparamos muito para chegarmos até aqui”, considerou o coordenador.

Ele revela que, logo após o Nacional, a equipe focará na realização da etapa regional do Campeonato Baja SAE, que acontece nos dias 16, 17 e 18 de novembro nas dependências da Escola de Engenharia de Piracicaba/EEP. “Esta é a quinta vez consecutiva que a EEp sedia o regional, devido ao comprometimento e qualificação dos profissionais envolvidos e à estrutura oferecida pela Escola para este tipo de atividade”, disse.

O capitão da equipe, Leonardo Sarto, revela que o carro está praticamente novo e participou de apenas uma competição. “Promovemos mudanças e adaptações necessárias para evitar erros passados e investimos mais na manutenção preventiva para manter o vigor prático do carro”, disse.

Segundo ele, disciplina, conhecimento e trabalho em equipe foram fundamentais para que a equipe pudesse chegar ao Nacional, competição de grande expressão que exige técnica, habilidade e trabalho em equipe. “São características que certamente nos garantirão vantagens futuras com relação ao mercado de trabalho”, pontuou o capitão. 

Read Previous

Foi mais uma vez um grande sucesso de público a 32ª edição da Paixão de Cristo de Piracicaba

Read Next

Equipe do Tático 10 prende homem por Tráfico de Drogas no Monte Líbano

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.