Aulas gratuitas de condicionamento físico estão sendo oferecidas pela Selam

Aulas gratuitas de condicionamento físico estão sendo oferecidas pela Selam

Atividades acontecem de segunda a sexta-feira na Área de Lazer da Rua do Porto e na Estação da Paulista

A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Selam – Secretaria de Esportes, Lazer e Atividades Motoras, anunciou nesta quarta-feira, 08/09, a abertura de novas datas e horários para a formação de turmas interessadas em participar das aulas gratuitas de condicionamento físico oferecidas pelo PAM – Programa de Atividades Motoras. As atividades, que acontecem cinco vezes por semana, sempre das 06h15min às 07h00, serão realizadas às segundas, quartas e sextas-feiras na Área de Lazer da Rua do Porto, em frente ao pedalinho, e às terças e quintas-feiras, na Estação da Paulista.

As vagas estão abertas e o cadastro deverá ser feito diretamente nos locais indicados. Para participar, é necessário apresentar o documento de identidade e o atestado médico, além de levar roupas apropriadas para a prática esportiva. Não há limite de idade para se inscrever. Ao longo dos 45 minutos de aula, serão realizados exercícios localizados, circuitos, trabalhos de força, corridas e alongamento, além do HIIT – sigla em inglês para treinamento intervalado de alta intensidade. O condicionamento físico, segundo o professor Abílio Cesar Bortoleto, é consequência dessas atividades.

“Gosto de frisar que o trabalho passa pelas cinco capacidades físicas básicas: agilidade, velocidade, resistência, força e flexibilidade. São elementos importantes e que favorecem o envelhecimento saudável, atingindo a melhor idade com mais qualidade de vida. Não há idade mínima para participar, mas nossas aulas serão realizadas conforme os limites de cada um”, falou Bortoleto, professor de educação física e pós-graduado em educação especial com experiência de 30 anos na área, 11 deles dedicados à Selam, atuando com ações preventivas e grupos de risco em regiões periféricas da cidade.

Dinâmica: Perguntado sobre o “roteiro” preparado para as novas turmas de condicionamento físico, o professor detalhou as atividades. “As aulas começam sempre com o alongamento dinâmico, exigindo maior movimentação dos alunos, seguido de exercícios de baixa, média e alta intensidade, conforme as limitações de cada participante. A proposta é montar circuitos para atingir o condicionamento individual de cada um. Depois, finalizamos com o alongamento mais estático e de recuperação”, complementou.

Coordenado pela professora Monica Graner, o PAM é promovido pela Secretaria de Esportes, Lazer e Atividades Motoras de Piracicaba. O programa, destinado aos adultos e terceira idade, foi idealizado na década de 1980. As atividades oferecidas são múltiplas, entre elas alongamento, condicionamento físico, hidroginástica, musculação, pilates, quimbol, vôlei adaptado, yoga e as ginásticas antiestresse, cerebral, funcional, laboral e localizada. Mais informações pelo telefone (19) 3422-0233.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Cancelar resposta