ABMES e Santander Universidades lançam movimento pela valorização do ensino superior

ABMES e Santander Universidades lançam movimento pela valorização do ensino superior

Engajadas com a retomada do ensino superior, organizações firmam parceria em benefício de milhares de estudantes

A Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) e a Futuria, iniciativa de Santander Universidades, braço educacional do Banco Santander, se uniram em prol da valorização da educação superior de milhares de estudantes neste momento de retomada das atividades presenciais e à distância pós-pandemia. O movimento #EuSouOFuturo tem como propósito incentivar o ingresso ao ensino superior e a manutenção da formação dos alunos de graduação e pós-graduação em todo o País.

Diversas prestigiadas mantenedoras de ensino superior, como Ser Educacional, YDUQS, UniCesumar, Ânima Educação, UniCarioca, Trivento Educação, Unip, Cruzeiro do Sul Educacional, entre outras associadas da ABMES, se uniram e colocaram à disposição da campanha suas mais de 5,2 mil unidades educacionais de nível superior. São milhares de vagas em cursos de graduação e de pós-graduação, nas modalidades presencial, híbrida e à distância das mais diversas áreas do conhecimento sendo ofertadas com condições especiais e personalizadas.

O portal da campanha #EuSouOFuturo foi desenvolvido pela Futuria, iniciativa de educação do grupo Santander criada especialmente para apoiar o movimento. O lançamento oficial ocorreu em meados de novembro com mais uma edição da live “Preparadão Universia”, maior festival on-line de educação do Brasil promovido pelo Banco, reunindo pré-vestibulandos de todo o País para atividades preparatórias para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e os principais processos seletivos de instituições de educação superior. Sob a liderança da influenciadora Camila Loures, foram revisados os principais conteúdos de estudos, além de uma aula exclusiva sobre educação financeira com o economista e ex-BBB, Gil do Vigor.

Segurança para o retorno

De acordo com um levantamento realizado pela ABMES, 44% dos jovens têm dúvida sobre retornar aos estudos após a pandemia. Um dos principais motivos é a falta de recursos financeiros, conforme 66% dos participantes que afirmaram não ter condições de arcar com o investimento em uma graduação. A insegurança ao retorno às salas de aula e incerteza em conseguir uma colocação no mercado de trabalho aparecem entre as principais aflições destes jovens. Por essas e outras razões, o Santander se uniu às instituições de ensino superior (IES) associadas à ABMES para reverter o atual cenário.

Nicolás Vergara, superintendente executivo do Santander Universidades Brasil, avalia que a proposta se concentra em promover o sentimento de que os jovens podem – e devem – ser protagonistas de suas vidas. “Por trás de cada potencial estudante que está fora da sala de aula, há uma história que pode ser impactada positivamente pelo início ou retomada dos estudos. Para isso é preciso resiliência, persistência e, claro, incentivo. É o que vamos promover com a Futuria e o movimento #EuSouOFuturo”, afirmou Vergara.

Nicolás também afirma que o movimento surge para resgatar o desejo e a importância do retorno aos estudos. “É crucial para o desenvolvimento do Brasil que aumentemos a qualificação da população e não há tempo a perder. Precisamos ter a maior quantidade de pessoas retomando os estudos se quisermos seguir nessa direção”, conclui.

Celso Niskier, diretor presidente da ABMES, ressalta a importância do retorno aos estudos neste momento crucial para sociedade. “Houve uma ampla mobilização de instituições de educação superior associadas à ABMES, que entenderam o momento crucial de retomada do crescimento da educação superior. O Brasil precisa de profissionais qualificados para a retomada do desenvolvimento econômico que se espera no futuro”.

A plataforma

A plataforma de cadastro do movimento #EuSouOFuturo é simples e intuitiva. Ao acessar, o usuário vai encontrar as IES participantes segmentadas por cidade, estado, tipo de curso e modalidade. Cada IES está comprometida na elaboração de condições especiais aos estudantes.

Após o preenchimento do cadastro, o usuário recebe uma mensagem por e-mail com o voucher do benefício da instituição selecionada. Com o ticket em mãos, basta procurar a IES, conhecer os detalhes e se matricular. A plataforma pode ser acessada em www.futuria.com.vc/eu-sou-o-movimento


Sobre a ABMES

Fundada em agosto de 1982, a Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) representa entidades mantenedoras de educação superior particular em todo o território nacional com o objetivo de engajá-las nas mais diversas instâncias e atuar na consolidação efetiva de seus pares. Atualmente, a entidade congrega mais de 5 mil unidades educacionais, entre mantenedoras e mantidas, e tem como um de seus principais objetivos institucionais subsidiar a definição de políticas públicas para a educação superior.

Guiada pelos propósitos estabelecidos desde sua concepção, sempre atenta às mudanças ocorridas ao longo dos anos nos contextos educacional, social, econômico e político do país, a ABMES desempenha seu papel com firmeza, audácia e obstinação, sendo, atualmente, a maior instituição representativa da educação superior particular no Brasil.

Sobre o Santander Universidades

O Santander Brasil foi selecionado para o Top 10 do ranking Change The World 2019 da revista americana Fortune, que aponta as empresas que colaboram para tornar o mundo um lugar melhor por meio de seus próprios negócios. O firme compromisso com a educação superior, por meio do Santander Universidades (www.santander.com/universidades), também diferencia o Banco como a empresa que mais investe em educação no mundo, segundo Informe Varkey/UNESCO/Fortune 500 de 2018. Já são acordos de colaboração com 1.000 universidades e instituições de 22 países, além de 2 bilhões de euros destinados a iniciativas acadêmicas e 600 mil bolsas de estudo desde 2002. O Santander Brasil tem investido mais de R$ 40 milhões por ano em educação e, em 2020, apoiou mais de 24 mil estudantes por meio de diversos programas de bolsas de estudo.

Sobre a Universia

A Universia, empresa de educação do grupo Santander e maior rede de colaboração universitária do mundo, apoia o jovem em sua jornada acadêmica, profissional e empreendedora.

Fundada em 2000, conta atualmente com 800 instituições de ensino superior conveniadas em mais de 20 países e oferece conteúdos, cursos e programas de orientação acadêmica e profissional. Desde 2018 organiza o Preparadão Universia, maior festival de educação do país, que trouxe para o Brasil o recorde da maior aula de biologia já feita no mundo e registrado pelo Guinness World Records.

Sobre a Futuria

Fruto de uma iniciativa do Santander Universidades, braço educacional do Santander, a Futuria é uma plataforma voltada à educação, com objetivo de apoiar os estudantes, sejam universitários ou não, em sua jornada. A plataforma foi criada junto com o movimento #EuSouOFuturo, que tem como propósito incentivar o ingresso e a manutenção da formação dos alunos de graduação e pós-graduação em todo o país.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Cancelar resposta