Projeto leva educação no trânsito às escolas

Foto: Divulgação

Iniciativa faz parte da programação preparada pela Eixo SP para a campanha Maio Amarelo

Na próxima semana, cinco escolas municipais receberão a visita da Caravana Renovarte – Educação no Trânsito. O projeto faz parte da programação Maio Amarelo da Eixo SP Concessionária de Rodovias. A caravana passará por Piracicaba, São Carlos, Bauru, Jaú e Marília com o objetivo de chamar a atenção dos alunos para a importância da segurança no trânsito. A proposta tem como foco os alunos da faixa etária de 6 a 10 anos.

A primeira escola a ser visitada será a Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Adolfo Basile, de Piracicaba. A caravana estará na escola nesta segunda-feira (16). Na terça, o projeto estará em São Carlos, na Escola Municipal de Educação Básica Professora Angelina Dagnone de Melo. Na quarta, será a vez dos alunos da Escola Municipal de Educação Fundamental Professor José Romão, em Bauru, receber a visita da caravana. Na quinta, o projeto passa por Jaú, na Escola Municipal de Educação Fundamental Maria de Lourdes Camargo Mello. E na sexta, a caravana encerra o giro na Escola Municipal de Educação Fundamental Nelson Gabaldi, em Marília. Em todas as escolas, as atividades serão realizadas no período da manhã e à tarde (confira os horários abaixo).

Os alunos serão divididos em dois grupos, que terão atividades simultaneamente. Um grupo permanece em sala de aula para acompanhar e participar de quatro esquetes cênicas com temáticas relacionadas ao trânsito, como regras, segurança, atenção e paciência. Enquanto isso, o outro grupo irá para o pátio da escola onde terá performance mágica “Não tem truque no trânsito”, seguida do espetáculo teatral “Amigos do Baobá em: De quem é a rua?”.

Atitudes que salvam vidas

A performance abordará de maneira interativa, com brincadeiras e truques de mágica, os cuidados básicos que todos devem ter no trânsito. A dinâmica tem como proposta ensinar as crianças que um trânsito seguro é feito de atitudes. Sem mágica, sem truques, mas com muita consciência e responsabilidade.

Já a peça teatral utilizará bonecos e atores para abordar temas como mobilidade urbana e responsabilidade no trânsito. O espetáculo usará linguagens do teatro de bonecos, teatro de sombras e animação audiovisual para contar as histórias e interagir com o imaginário das crianças.

Encerradas as atividades, os alunos vão para um intervalo e, em seguida, quem estava na sala de aula vai para o pátio e quem estava no pátio vai para a sala de aula para que todos os alunos possam participar de todas as atividades. Tanto na sala de aula quanto no pátio, a duração das atrações é estimada em 1h20.

Após o intervalo, enquanto os alunos acompanham o espetáculo e os esquetes, os professores serão convidados a participar do workshop Semear, de valorização da educação e de seus profissionais como ferramentas de transformação.

O estímulo à conscientização das crianças para a importância do respeito às leis de trânsito será reforçado com outras atrações, como totem instagramável para os alunos tirarem fotos, filtros para postagens no Instagram e Facebook, distribuição de revistas interativas com atividades que destacam a necessidade da educação no trânsito para a construção de um mundo mais seguro.

Agentes multiplicadores

De acordo com Maurício Góes, Relações Institucionais da Eixo SP, investir na educação das crianças é a chave para a formação de adultos mais conscientes e responsáveis. “Tenho certeza que, após a passagem da caravana, as crianças terão aprendido a importância de andar sempre pela calçada, de olhar para os dois lados antes de atravessar a rua, de atravessar sempre na faixa de segurança ou, na falta dela, de utilizar passarela. Além de reconhecerem a importância e o significado do semáforo para veículos e pedestres”, afirma.

Maurício cita ainda que as crianças são ótimos agentes multiplicadores dentro das famílias, pois comentam com os pais o que aprenderam e cobram deles o respeito às regras de trânsito, tanto como pedestres quanto como motoristas. A Eixo SP é patrocinadora da ação da Caravana Renovarte – Educação no Trânsito dentro da programação da campanha Maio Amarelo.

 

Programação

 

Data: 16/5

Local: Piracicaba – EMEIF Adolfo Basile

 

Data: 17/5

Local: São Carlos – EMEB Professora Angelina Dagnone de Melo

 

Data: 18/5

Local: Bauru – EMEF Professor José Romão

 

Data: 19/5

Local: Jaú – EMEF Maria de Lourdes Camargo Mello

 

Data: 20/5

Local: Marília – EMEF Nelson Gabaldi

 

O horário será igual em todas as escolas. No período da manhã, das 7h30 às 11h. E no período da tarde, das 13h30 às 17h.

 

Sobre a Eixo SP

A Eixo SP Concessionária de Rodovias administra mais de 1.221 km de estradas que passam por 62 municípios da região de Rio Claro, no centro do Estado, até Panorama, no extremo oeste, na divisa com o Mato Grosso do Sul. O maior contrato sob supervisão da Artesp (Agência Reguladora de Transportes do Estado de São Paulo) terá investimentos na ordem de R$ 14 bilhões em obras de ampliação, conservação, além da modernização de serviços ao usuário. Para mais informações acesse: www.eixosp.com.br.

Read Previous

Prefeitura abre contratação emergencial para operação Tapa-Buraco

Read Next

Prótese de silicone corrige com eficiência a chamada ‘falsa queda da mama’

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.