Prefeito Luciano Almeida e Secretário de Saúde Filemon Silvano visitam obras da UPA Piracicamirim em Piracicaba

Na manhã desta terça-feira, 26/04, o prefeito Luciano Almeida e o Secretário Municipal de Saúde, Filemon Silvano, acompanharam as obras de reforma da cobertura do prédio da Unidade de Pronto Atendimento Dr. Fortunato Losso Netto, a UPA Piracicamirim. A obra atende a uma antiga reivindicação da população, já que a unidade não recebe intervenção adequada há cerca de 10 anos.

Além da reforma da cobertura, que compreende a substituição total das telhas e reforma do sistema de captação de águas pluviais, prefeito e secretário conferiram as obras internas, realizadas nos últimos 40 dias, como pequenas intervenções de alvenaria, remoção de infiltrações e mofo, além de pintura interna de toda unidade. “A pandemia prejudicou bastante o andamento das obras e no setor da saúde não foi diferente. Com a redução dos casos na cidade começamos a fazer as obras necessárias há muito tempo. Primeiro finalizamos a parte interna da UPA e agora vamos trocar toda a cobertura”, esclareceu o prefeito.

Na oportunidade, Luciano Almeida e Filemon Silvano visitaram também o anexo da UPA, que funciona como Centro de Internação 24 horas e foram recebidos por Dayane Fernanda dos Reis, responsável pelo setor de enfermagem da unidade. “É importante ver que essa proposta de trabalho deu certo e ajudou muito a rede de urgência e emergência durante a pandemia, atendendo pacientes não-covid-19. O espaço é moderno, os pacientes estão bem acomodados, com ótimos profissionais e num ambiente diferenciado, mais humano”, ressaltou o secretário de Saúde.

A UPA Piracicamirim realiza atendimento de urgência e emergência e tem disponíveis 35 leitos de observação (24h), sendo 11 femininos, 10 masculinos, 11 de pediatria e três de emergência (SE). Além disso, a unidade ainda tem sete leitos para atendimento para pacientes com síndrome respiratória (Covid-19). Somente hoje, entre a meia-noite e 12h, foram 156 atendimentos, onde apenas 6% deste total eram de pacientes priorizados (urgência ou emergência).

Cobertura: A obra de reforma total da cobertura da UPA Piracicamirim tem um investimento de R$ 266.359,83 e a obra é executada pela empresa Carrone & Carrone LTDA. A previsão de término é a segunda quinzena de maio. “Estamos fazendo o trâmite de novas obras na unidade, porém, elas ocorrerão por partes para, assim, evitar problemas no atendimento na UPA. Começamos por essa ação urgente na cobertura e, enquanto essa obra acontece, vamos abrir nova licitação para reforma completa da unidade”, concluiu Filemon.

Read Previous

Presidenta da Apeoesp cobra explicações sobre possíveis erros em pagamentos de aposentados

Read Next

Presidenta da Apeoesp cobra explicações sobre possíveis erros em pagamentos de aposentados

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.