agosto 14, 2022

Parabéns Rio das Pedras!

Foto arquivo JR

Município comemora 128 anos de emancipação política administrativa

O início do município de Rio das Pedras que no domingo dia 10 de julho, comemora seu 128º aniversário de emancipação político-administrativa, é conhecido pela lenda da construção de uma pequena pousada próximo ao Ribeirão Tijuco Preto, no século XIX. Por volta de 1850 tropeiros que se dirigiam para a capital da província passavam pela pousada próxima ao Rio.
Ainda não se tem certeza sobre o rio que dá nome à história, mas pela cidade passam o Ribeirão Tijuco Preto e o Rio Lajeado.
A pousada, pertencente a uma família de lavradores, cujo chefe se chamava Pedro, oferecia refeições e repouso aos viajantes.
Pedro tinha três filhas, conhecidas por sua beleza, vulgarmente chamadas de Pedras (com o pê fechado).
Com o tempo e a proximidade do rio, o local ficou conhecido como “Pouso do Rio das Pêdras”. Com a morte da família, o esquecimento e a natural evolução fonética, a pronúncia de Pêdras, passou para Pedras.
Em 1870, a Estrada de Ferro Ituana (mais tarde denominada de Estrada de Ferro Sorocabana) estendeu os trilhos até a cidade próxima de Piracicaba, cortando a região de Rio das Pedras e trazendo desenvolvimento para o local.
Nesse período, há ainda registros de terras cafeeiras do Barão de Serra Negra, na Fazenda Bom Jardim.
Alguns empreiteiros da estrada adquiriram terras e construíram a capela do Senhor Bom Jesus (hoje conhecido como padroeiro da cidade), iniciando o povoado que deu origem à Freguesia do Senhor Bom Jesus de Rio das Pedras. O povoado cresceu às voltas da estação ferroviária, a partir da rua do comércio conhecida como Rua Torta, que era “torta” por acompanhar o leito do rio.
Em abril de 1889, pela Lei Provincial nº 95, foi criado o Distrito de Bom Jesus do Rio das Pedras, pertencente ao Município de Piracicaba.
Em 10 de julho de 1894, foi elevado à categoria de vila, com a denominação de Rio das Pedras, pela Lei Estadual nº 291.
Em 10 de julho de todo ano iniciam-se as festas oficiais de comemoração do aniversário do município.
Foi elevada à categoria de cidade em 19 de dezembro de 1894. A cidade recebeu muitos imigrantes italianos que deram origem às famílias mais antigas da cidade.
Integram o Legislativo Municipal os vereadores: Edison Donizete Marconato (PSDB); Geraldo José dos Santos (DEM); Jeandre Deive Roncato (PSDB); Joaquim Afonso (PSB); José Nivaldo Ferreira Diniz (PSDB); José Roberto Henrique (PSB); Max Prestes dos Santo (PSL); Sérgio Roberto Cecotte (PSB) e Vanessa Stocco Botam (PV).
Hoje o município é administrado por Marcos Buzetto (PSB), que pela terceira vez está no comando da cidade e tem como vice-prefeito Trudpert Alan Leite Riesterer, o Tutinho (DEM).

Read Previous

Garota escreve agradecendo pela “Merenda” servida em escola e viraliza em redes sociais de Rio das Pedras

Read Next

Cientistas desenvolvem novo exame para diagnóstico mais preciso de Alzheimer