Dia da Bandeira será celebrado no Paço Municipal de Torrinha

Visando resgatar os valores cívicos e morais, na próxima segunda-feira, dia 19, às 12 horas, acontecerá no Paço Municipal de Torrinha uma solenidade de hasteamento da Bandeira Nacional em alusão ao dia da Bandeira.

“Esse é um dia importante para a história de nosso País. Comemorar o dia da nossa bandeira é comemorar nossos símbolos oficiais, nossa história, a identidade de nosso País e visa resgatar nossos valores éticos, morais e cívicos”, afirma o prefeito Ronaldo Gasparelo, que marcará presença ao lado do vice-prefeito Juverci Quaglio (PV) e outras autoridades.

A comemoração do Dia da Bandeira do Brasil, no dia 19 de novembro,  passou a fazer parte da história do País após a Proclamação da República, no ano de 1889. Com o fim do período Imperial (1822-1889), a bandeira que representava o império foi substituída.

A substituição da bandeira imperial por uma bandeira republicana representa as mudanças que o Brasil passava naquele momento: mudanças na forma de governo e de governar, do regime imperial para uma república federativa. Além disso, a nova bandeira representava a simbologia que estava agregada ao regime republicano, como a ideia de um Estado-nação, o patriotismo e o surgimento do sentimento nacionalista.

“Isso acontece somente no dia 19/11 em especial por ser o Dia da Bandeira. Porém a Bandeira Nacional é hasteada de manhã e recolhida na parte da tarde. Ela não pode ficar exposta à noite, a não ser que esteja bem iluminada. É obrigatório o seu hasteamento em órgãos públicos (escolas, ministérios, secretarias de governo, repartições públicas) em dias de festa ou de luto nacional. Nos edifícios do governo, ela é hasteada todos os dias. Também é exposta em situações em que o Brasil é representado diante de outros países como, por exemplo, em congressos internacionais e encontros de governos”, explicou o vice prefeito Juverci.

Read Previous

Autoridades cobram melhorias em rodovias entre Torrinha e Dois Córregos e Torrinha e Brotas

Read Next

Feira contribui com a APAE e Fundo Social de São Pedro

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.