julho 2, 2022

Trabalho infantil é tema de série de entrevistas na rádio Educativa FM

Foto: http://www.itarare.sp.gov.br/prefeitura-de-itarare-sp-promove-acoes-em-virtude-do-dia-de-combate-ao-trabalho-infantil/

Profissionais da rede socioassistencial serão entrevistados nos dias 07, 09 e 13/06

Em referência ao Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, instituído em 12 de junho pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), em 2002, a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads) em parceria com a rádio Educativa FM, realiza entrevistas sobre o tema nos dias 07, 09 e 13/06, sempre das 8h40 às 9h15, com profissionais da rede socioassistencial. As entrevistas fazem parte da programação da Prefeitura, realizada por meio da Smads, com ações de enfrentamento à violação de direitos de crianças e adolescentes.

Amanhã, dia 07/06, os convidados Fernando Camargo, sociólogo e membro do setor de Vigilância Socioassistencial da Smads, e Natália Guimaro, psicóloga do departamento de Proteção Social Especial da Smads, abordarão questões relacionadas às ações de enfrentamento do trabalho infantil, diagnóstico do município e as novas formas de trabalho infantil instauradas com a pandemia.

Na quinta-feira, dia 09/06, será a vez do técnico de segurança do trabalho do Cerest, Marcos Hister e Miulaine Cardoso, conselheira tutelar. Na oportunidade, a abordagem ao tema trará as consequências no desenvolvimento de crianças e adolescentes, bem como, o impacto na saúde, a garantia de direitos, o papel da rede de proteção na erradicação do trabalho infantil e os canais de denúncias.

No dia 13/06, segunda-feira, as entrevistadas serão Lígia Angelocci, coordenadora do Serviço Especializado em Abordagem Social (Seas) e Rosimeire Bueno Jorge, técnica de referência do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti). Os assuntos discorrerão sobre os desafios no enfrentamento do trabalho infantil e a importância da rede socioassistencial e intersetorial para o atendimento de crianças, adolescentes e suas famílias.

Os ouvintes poderão participar com perguntas aos entrevistados, via WhatsApp da rádio Educativa FM (19) 3433-4430.

PROGRAMAÇÃO – A Prefeitura, por meio da Smads, realiza durante todo o mês de junho, ações relacionadas ao trabalho infantil, com crianças, adolescentes, jovens e idosos nos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, Centros de Referência de Assistência Social (Cras), Programa Criança Feliz, entre outros.

No dia 23/06, a partir das 8h30, acontece também o Seminário Municipal de Enfrentamento ao Trabalho Infantil, no auditório do Sesc Piracicaba. O evento contará com a palestra O Trabalho Infantil nas Ruas, Desafios para a sua Erradicação, ministrada pelo sociólogo e cientista político, João Jeronymo de Aquino Neto e Alessandra Tavares; com mediação de Maithe Setin, psicóloga do Instituto Formar, e Rosimeire Jorge. Os interessados podem se inscrever a partir de amanhã, 07/06, no Portal do Sesc https://www.sescsp.org.br/programacao/o-trabalho-infantil-na-rua-desafios-para-sua-erradicacao/.

Durante o seminário haverá, também, apresentações culturais com o Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) e Instituto Formar, exibição de vídeos sobre o tema, rodas de conversa e oficina de grafite para crianças e adolescentes, com a Casa do Hip Hop.

Read Previous

Cat Stop arrecada mais de 200 quilos de ração

Read Next

Escola Municipal Ada Buselli Neme recebe oficinas do Círculo Arte Social

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.