agosto 14, 2022

Show da dupla Craveiro & Cravinho “Piracicaba que Eu Adoro Tanto” lota o Teatro do Engenho

Show da dupla Craveiro & Cravinho “Piracicaba que Eu Adoro Tanto” lota o Teatro do Engenho – foto de divulgação

Apresentação fez parte das comemorações dos 255 anos de Piracicaba

Como parte das comemorações do aniversário de 255 anos de Piracicaba, o show Piracicaba que Eu Adoro Tanto, da dupla Craveiro & Cravinho, bateu recorde de público e lotou o Teatro Erotides de Campos – Teatro do Engenho, realizado na noite desta terça-feira, 02/08. No show, a  dupla apresentou clássicos da música sertaneja, do cururu e contou histórias. Após o show foi descerrada placa em homenagem à dupla, no hall de entrada do Teatro do Engenho.

Com o nome de batismo Sebastião Franco e João Franco, filhos de violeiro e catireiro, a dupla que começou a cantar ainda criança nas fazendas próximas a sua cidade natal – Pederneiras -, mantém até hoje o sucesso do autêntico estilo caboclo, comprovado pelo troféu Galo de Ouro pelos 30 anos que permaneceu na gravadora Chantecler, somando 24 álbuns na carreira.

“Eu me sinto feliz, como se eu estivesse voando… É um acontecimento raro, difícil de realizar, não estávamos preparados para este tamanho de evento. Foi uma alegria muito grande, um marco na carreira do Craveiro & Craveiro. Parabéns à Cultura, nosso agradecimento à Secretaria. Que Deus abençoe!”, agradeceu Craveiro, 91 anos, em nome da dupla.

Craveiro e Cravinho começaram a se apresentar no início dos anos 1950, na Rádio Cultura de Pederneiras, mudando-se logo depois para Piracicaba, onde ingressaram, em 1958, na Rádio Difusora de Piracicaba, com programas exclusivos, liderando a audiência da emissora. Atualmente, a dupla apresenta um programa na Rádio Educadora de Piracicaba, no ar desde o ano de 1998, e faz shows por todo Brasil, sempre divulgando a boa moda raiz e a cultura sertaneja.

De acordo com o secretário de Esportes e interino da Ação Cultural, Hermes Balbino, foi uma honra e privilégio a presença de Craveiro & Cravinho para as comemorações do aniversário da Cidade. “Só temos que agradecer a presença desta dupla que dignifica a cultura piracicabana, e que mesmo depois de tantos anos de sucesso ainda mantém a cultura raiz que vem agradando todas as gerações. Parabéns a estes dois grandes artistas”, ressaltou Balbino.

Após o show aconteceu o descerramento de placa em homenagem à dupla, criada pelo artista plástico Palmiro Romani. De acordo com o artista, a confecção demandou muito estudo. “Quando me pediram para fazer fiquei com um ‘gelo na barriga’ porque eles são eternos, e o trabalho seria pra sempre. Então, eu comecei a estudar, a observar como a dupla empunhava a viola. E me chamou a atenção que a viola deles era verde e amarela; mas, na verdade, a viola era do Tonico & Tinoco, então foi mais emoção. Eu quis desenhar a foto deles colados na viola, mas eu tremi para fazer, foi um trabalho contemporâneo, totalmente novo, mas que vai ficar para sempre em homenagem a estes dois grandes ícones da música sertaneja”, explica Romani.

Marcaram presença no show várias autoridades, entre elas o secretário de Governo, Carlos Alberto Lordello Beltrame, o secretário de Esportes, Lazer e Atividades Motoras e interino da Ação Cultural, Hermes Balbino, a diretora de Turismo, Rose Massarutto, e o procurador-geral do município, Guilherme Mônaco de Mello, entre outras.

Read Previous

Estrada Brotas ao Patrimônio recebe aduelas

Read Next

Projeto para restituir direitos aos professores Estaduais é protocolado pela Deputada professora Bebel