julho 4, 2022

Sema apresenta proposta do Selapir, Selo Local de Alimentos de Piracicaba

Sema apresenta proposta do Selapir, Selo Local de Alimentos de Piracicaba

foto: Thais Passos – SEMA

Selo será gratuito e terá uso facultativo, destinado a agricultores e produtores locais

A fim de valorizar, identificar e fomentar a produção de alimentos locais, a Prefeitura de Piracicaba, por meio da Sema (Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento), está em discussões finais para a criação e lançamento do Selapir (Selo Local de Alimentos de Piracicaba), conforme apresentado em reunião com o grupo de trabalho do projeto, na última sexta-feira, 10/06.

O Selapir será gratuito e terá uso facultativo, destinado a agricultores e produtores locais do município para uso nas embalagens de seus produtos, que podem ser in natura (frutas, legumes, verduras), processados (pães, doces, geleias, macarrão, etc) ou processados de origem animal (leite, ovos, queijos, salames, etc).

A discussão sobre o selo teve início em junho do ano passado, quando a Sema propôs um grupo de trabalho com representantes do Sesc, Etec, Fatec, Esalq, Fatep e de produtores locais de Piracicaba, com o objetivo de desenvolver conjuntamente um selo que identificasse a origem dos alimentos de Piracicaba, para fortalecer principalmente o trabalho dos pequenos produtores locais.

“A ideia do selo sempre foi a de dar destaque e oportunidade de crescimento à economia local e como incentivo aos produtores. Queremos que o Selapir sirva como identificação de um produto piracicabano dentro e fora de Piracicaba, de forma a engrandecer o nome do nosso município país afora”, ressalta Nancy Thame, secretária da Sema.

O processo de elaboração do selo, contou, além dos debates presentes nas reuniões do grupo de trabalho, com a colaboração de um grupo de pesquisa da Esalq/USP, que elaborou um estudo com foco em subsidiar o desenvolvimento do selo, apresentado em março, abordando os marcos legais e conceituais de diversos selos de alimentos já existentes no país e o resultado das entrevistas com produtores locais.

Produtos locais de Piracicaba
foto: Thais Passos-SEMA

O logotipo do Selapir será escolhido por meio de um concurso aberto a artistas, designers gráficos ou profissionais ligados com experiência na área de criação gráfica, que deve ser lançado em breve pela Sema. O objetivo é dar oportunidade para que o público escolha o design do logo, por meio de votação aberta nas redes sociais.

De acordo com a secretária Nancy Thame, após a proposta final ter sido avaliada pelo grupo de trabalho, o projeto de lei que cria o Selapir será finalizado e enviado para votação na Câmara Municipal.

Selapir identificará produtos locais de Piracicaba-SEMA
foto: Thais Passos-SEMA

Read Previous

Programa Plante Vida realiza o plantio de 40 mudas de árvores nativas

Read Next

Sesi Franca Basquete é campeão do NBB

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.