agosto 18, 2022

Salão Internacional de Humor tem 1.990 trabalhos inscritos

Obras enviadas para a 49ª edição do evento são de 365 artistas provenientes de 40 países

O 49º Salão Internacional de Humor de Piracicaba teve 1.990 trabalhos inscritos, de 365 artistas provenientes de 40 países. As inscrições se encerraram no último dia 18/06. Agora, os integrantes do Júri de Seleção, responsável por selecionar todas as obras para compor a mostra oficial do Salão, receberão os trabalhos em arquivo digital para escolherem quais farão parte da edição 2022 de uma das vitrines de artes gráficas mais antigas e ininterruptas do mundo. O evento é realizado pela Prefeitura de Piracicaba, por meio da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural) e Cedhu (Centro Nacional de Documentação, Pesquisa, e Divulgação do Humor Gráfico de Piracicaba).

A temática e técnica para produção das obras para o Salão são livres. As categorias da mostra são cartum, charge, caricatura, tiras/HQ, Saúde Unimed (para trabalhos que abordem o tema saúde) e o temático E-commerce. Neste ano, alguns dos trabalhos inscritos fazem referência a artistas internacionais, como o ator Will Smith e o cantor Freddie Mercury, além da pandemia da Covid-19, meio ambiente, entre outros assuntos.

Caricatura produzida por Sebastiâo Xavier de Lima

Entre os países representados nas inscrições, além do Brasil, estão Afeganistão, Alemanha, Arábia Saudita, Argentina, Austrália, Azerbaijão, Bélgica, Bósnia e Herzegovina, Bulgária, Chile, China, Colômbia, Croácia, Cuba, Egito, Espanha, Estônia, EUA, França, Índia, Indonésia, Irã, Israel, Itália, Macedônia, México, Montenegro, Nicarágua, Peru, Polônia, Portugal, Reino Unido, Romênia, Rússia, Servia, Turquia, Ucrânia, Uruguai e Uzbequistão.

“Organizamos todas as obras recebidas para enviar aos jurados de seleção e agora é a vez do trabalho deles. O Salão com certeza vai ser muito lindo neste ano, como em todos os outros, e estamos extremamente felizes por voltarmos com as exposições presenciais, instigando o riso e a reflexão nas pessoas”, explicou o diretor do Salão, Junior Kadeshi.

Escultura enviada por Synnove Hilkner

Nesta edição, o Júri de Seleção é formado por Paulo Jindelt, ilustrador, cartunista, caricaturista e premiado no Salão em 2015, de Joinville (SC); Pedro Pimenta, assessor e relações institucionais da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo; Jota A, cartunista do Piauí que foi diversas vezes premiado em Piracicaba; Luiz Marangoni, cartunista e autor das tiras do Esporte Clube XV de Novembro de Piracicaba; Dalila Lamour, diretora de Cultura da Prefeitura de Iracemápolis; Maria Luziano, ilustradora e caricaturista, e Gabriela Borges, jornalista e fundadora da Mina de HQ.

De acordo com o secretário da Semac, Adolpho Queiroz, o Salão de Humor de Piracicaba é uma das mais antigas iniciativas do mundo para dar visibilidade aos artistas. “O Salão é uma tradição que no próximo ano completará 50 anos de orgulho à nossa cidade, sempre promovendo artistas do mundo inteiro, com espaços para apreciação, reflexão e discussão dos mais diversos gêneros com diferentes formas de humor”, falou.

SALÃOZINHO – Continuam abertas até dia 10/07, as inscrições para o 20º Salãozinho de Humor, direcionadas para pessoas entre 7 e 14 anos de idade. São duas modalidades: desenhos e objetos tridimensionais (esculturas). Regulamento e ficha de inscrição estão no site do Salão (salaointernacionaldehumor.com.br).

Read Previous

6 dicas sobre habilidades importantes para quem quer ser líder

Read Next

CastraFácil deste sábado, 25/06, atendeu mais 50 animais