Salão Internacional de Humor é tema de debate virtual na página da Prefeitura de Piracicaba

Salão Internacional de Humor é tema de debate virtual na página da Prefeitura de Piracicaba

Transmissão ao vivo acontece na quinta-feira, 26/08, a partir das 11h, no Facebook

Um dos mais importantes eventos do mundo em seu setor, próximo de atingir a marca de 50 edições realizadas anualmente de forma ininterrupta, constituirá o tema da live Diálogos Culturais: 48º Salão Internacional de Humor de Piracicaba, que será transmitida na página oficial da Prefeitura de Piracicaba no Facebook (@prefeituradepiracicaba) nesta quinta-feira, 26, a partir das 11h.

O debate virtual realizado pela Secretaria Municipal da Ação Cultural (Semac) terá como anfitrião o titular da Pasta, Adolpho Queiroz, e reunirá Camilo Riani (artista plástico, caricaturista e pesquisador), Adriana Mosquera Soto (bióloga, cartunista e escritora hispano-colombiana) e Fausto Longo (arquiteto, urbanista e membro do Partido Socialista Italiano). Elisete Santos e Rafael Bitencourt mediarão o encontro, cuja coordenação é de Airan Prada e Gilson Sabadin.

Iniciada em fevereiro, a série de lives Diálogos Culturais tem abordado temas como a diversidade, a luta contra o racismo, a importância de preservar a documentação histórica do município e as tradições locais, de forma a estabelecer um diálogo com a população.

“É necessário acolher demandas, pensar em ações conjuntas e manter a franca troca de ideias com a sociedade. A partir desses diálogos, tem sido possível compreender o que pensam os envolvidos com a cultura em Piracicaba e executar ações que vão de encontro aos anseios deles”, afirma Adolpho Queiroz.

O SALÃO – Com realização da Prefeitura, da Semac e do Centro Nacional do Humor Gráfico (Cedhu), o 48º Salão Internacional de Humor de Piracicaba será aberto no dia 4/09. Prevê-se a cerimônia on-line de abertura para às 19h da mesma data e o

link estará disponível no site (www.salaodehumor.piracicaba.sp.gov.br) e nas redes

oficiais do evento, que são:  @salaodehumordepiracicaba (Instagram) e

@salaodehumor.piracicaba (Facebook)

A programação da edição 2021 será virtual. A exposição principal, o Salãozinho de Humor e demais paralelas, além da votação do prêmio Júri Popular Alceu Marozzi Righeto, estarão disponíveis no site do evento.

HISTÓRIA – O Salão Internacional de Humor de Piracicaba surgiu em 1974, durante a ditadura militar, como iniciativa de um grupo de jornalistas, artistas e intelectuais atuantes no cenário político. A partir do sucesso das primeiras edições e do apoio da turma do jornal carioca O Pasquim, importantes cartunistas brasileiros contribuíram para a transformação do Salão em um dos mais conhecidos encontros do humor gráfico no Brasil e no exterior.

Trata-se de um dos concursos mais antigos do gênero, que se mantém como espaço de reflexão e fruição das artes gráficas por meio da valorização do cartum, da caricatura, da charge e das tiras. As obras premiadas constituem um rico acervo, com trabalhos por meio dos quais é possível acompanhar as transformações sociais, econômicas, além das relações humanas, questões ambientais e outros assuntos.

SERVIÇO – Live Diálogos Culturais: 48º Salão Internacional de Humor de Piracicaba. Transmissão na quinta-feira, 26/08, a partir das 11h, na página da Prefeitura de Piracicaba no Facebook (@prefeituradepiracicaba).

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Cancelar resposta