agosto 9, 2022

Revolução de 1932 é tema de exposição no Museu Prudente de Moraes

Foto divulgação

Abertura da mostra ocorre no sábado, 09/07, às 10h; entrada é gratuita

Em referência às nove décadas da Revolução Constitucionalista de 1932, o Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes, mantido pela Prefeitura de Piracicaba, por meio da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural), sedia a exposição “Revolução Constitucionalista de 1932: 90 anos de História”, elaborada com objetos do acervo da própria instituição. A mostra será aberta no sábado, dia 09/07, às 10h, com entrada gratuita, seguida por evento cívico, às 11h, na Praça José Bonifácio, próximo ao Monumento – Soldado Constitucionalista.
Compõem a mostra diversos tipos de materiais utilizados nos confrontos entre as tropas paulistas e as forças do governo de Getúlio Vargas e que hoje pertencem ao acervo do museu. São eles: imagens, medalhas, documentos, peças de uso cotidiano das tropas, indumentárias, dentre outros objetos doados pelos próprios combatentes ou seus familiares.
“A Revolução Constitucionalista de 1932 é um fato histórico importantíssimo, que recorda um movimento armado que ocorreu há 90 anos e que durou três meses. Toda a comunidade piracicabana e familiares dos ex-combatentes atuantes nesse episódio está convidada a visitar o museu e ver de perto um pouco desta história”, disse Érica Frasson, diretora do Museu Prudente de Moraes.
ATO CÍVICO – Após a abertura da exposição Revolução Constitucionalista de 1932: 90 anos de História, os participantes estão convidados a seguir para o ato cívico em homenagem aos ex-combatentes atuantes no conflito, às 11h, nas proximidades do Monumento – Soldado Constitucionalista, localizado na Praça José Bonifácio. Na ocasião, autoridades cívicas e militares realizam breve homenagem aos 90 anos da Revolução Constitucionalista.
SERVIÇO – Exposição Revolução de 1932: 90 anos de História. Abertura: 9/07, às 10h, no Museu Prudente de Moraes: rua Santo Antônio, 641, Centro. Entrada gratuita. Informações: (19) 3422-3069.

Read Previous

Goleiro Michel e lateral esquerdo Enzo são profissionalizados pelo XV de Piracicaba

Read Next

Vinícius Roccia pede convênio para atender idosos de Charqueada