agosto 14, 2022

Piracicaba leva batuque de umbigada e samba de lenço ao Revelando SP

Batuque de Umbigada – Foto Divulgação

Apresentação dos grupos Batuque de Umbigada da Casa do Batuqueiro e Samba de Lenço Mestre Antônio Carlos Ferraz será no sábado, 23/07, no Parque da Água Branca

 

Os projetos piracicabanos Batuque de Umbigada da Casa do Batuqueiro e Samba de Lenço Mestre Antônio Carlos Ferraz foram selecionados na Chamada Pública – Categoria Manifestações Artísticas para representar Piracicaba no Revelando SP do Amigos da Arte, no sábado, dia 23/07, às 14h30 e 15h, respectivamente. O Revelando SP será realizado no período de 20 a 24 de julho, no Parque da Água Branca, em São Paulo.

As participações piracicabanas contam com apoio da Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal da Ação Cultural (Semac) que, além de disponibilizar as indicações e inscrições, irá se responsabilizar pelo transporte das manifestações selecionadas até o festival, que receberá artistas de renome, como Almir Sater, Rolando Boldrin, Tetê Espíndola, Marcelo Jeneci, Irmãs Galvão, Barra da Saia, entre outros.

O edital faz parte do #Juntos pela Cultura do Estado de São Paulo, e contará com cerca de 300 atividades, entre exposição e venda de artesanato, gastronomia, apresentações de grupos e artistas da cultura popular. Ao todo participaram 120 municípios, sendo aproximadamente 280 representações da cultura tradicional.

Considerado o maior evento de cultura tradicional de São Paulo, o Revelando SP, gerido pela Amigos da Arte, tem expectativa de receber cerca de 400 mil pessoas. De acordo com Danielle Nigromonte, diretora-geral da Amigos da Arte, a volta do Revelando SP presencial é muito importante para São Paulo, sua realização estreita e fortalece a cooperação entre estado e municípios, gera emprego, renda e muita visibilidade para os artesãos, culinaristas e artistas.

“As prefeituras são fundamentais para a realização do evento. São elas as responsáveis por identificar e inscrever as tradições locais por meio das chamadas públicas do Juntos Pela Cultura, programa estadual que visa fortalecer a produção independente, ampliar o acesso da população à arte, descentralizar o investimento público na área e estimular o desenvolvimento da economia criativa de São Paulo”, afirma Danielle Nigromonte.

Cantos e danças indígenas, catiras, congadas, contadores de causos, manifestações da cultura cigana, cururus, dança de Santa Cruz e de São Gonçalo, fandangos, folia de reis, moçambiques, sambas de bumbo, samba de lenço, seresta, trança fitas, umbigadas e muita cultura caipira estarão presentes durante os cinco dias de evento.

Os vídeos produzidos poderão ser assistidos pelo site www.culturaemcasa.com.br ou pelo aplicativo #CulturaEmCasa disponível nas lojas da Apple Store e Google Play. A plataforma contará com um estande exclusivo para quem quiser conhecer melhor os mais de 5.000 conteúdos disponíveis. O acesso é gratuito.

SERVIÇO – Revelando SP 2022. De 20 a 24 de julho: Dia 20 de julho, das 10h30 às 20h. Abertura oficial às 18h30; Dias 21, 22, 23 e 24, das 10h às 20h. No Parque da Água Branca, São Paulo, avenida Francisco Matarazzo, 455, Água Branca – São Paulo, SP. Entrada gratuita. Consulte a programação completa no site: www.revelandosp.com.br.

Read Previous

Prefeitura inicia segundo pacote de obras de iluminação pública em 170 novos pontos

Read Next

Arrastão da Dengue recolheu 7,22 ton de inservíveis no sábado, 16/07