julho 2, 2022

Paradas Pro Sucesso 22 divulga desenhos e frases selecionados em Dia Mundial Sem Tabaco

foto- divulgação

Campanha contra o tabagismo divulga os melhores trabalhos feitos por estudantes do Ensino Fundamental e Médio de Piracicaba.

Treze estudantes do Ensino Fundamental e Médio de Piracicaba tiveram seus desenhos e frases selecionados por uma comissão especial do projeto antitabagista Paradas Pro Sucesso, de 2022. Os alunos receberão premiações por suas obras, como bolsas de estudos em escolas de artes. Os finalistas serão anunciados nesta terça-feira (31 de maio), data que marca o Dia Mundial Sem Tabaco, através das redes sociais da iniciativa e da imprensa.

“Foi uma tarefa difícil, mas muito enriquecedora fazer a seleção desses trabalhos. Pudemos conferir propostas super criativas e talentos incríveis. Todos os participantes estão de parabéns, pois, além de desenharem e se expressarem com destreza, também se dedicaram a pensar sobre o assunto e alertar a sociedade sobre os malefícios do tabagismo”, afirmou a cardiologista, idealizadora e organizadora do Paradas Pro SucessoJuliana Barbosa Previtalli.

De acordo com Juliana, o concurso envolveu as modalidades Frase e Desenho, bem como foi dividido entre Ensino Fundamental 1 (do 1° ao 5° ano), Ensino Fundamental 2 (do 6° ao 9° ano) e Ensino Médio. Deste modo, crianças e adolescentes de várias idades tiveram contato com o projeto de prevenção e combate ao tabagismo Paradas Pro Sucesso 22.

A médica ainda relatou que o anúncio das colocações dos trabalhos será realizado no dia 30 de junho. “Neste  Dia Mundial Sem Tabaco estamos divulgando quem foram os finalistas. Mas faremos também uma solenidade de premiação, com a presença dos professores, alunos e autoridades locais do poder executivo e legislativo, como o prefeito Luciano Almeida (DEM) e o vereador Gilmar Rotta (PP), além do dirigente regional de ensino, Fábio Negreiros”. A programação será realizada na APM (Associação Paulista de Medicina).

A comissão julgadora que selecionou os trabalhos dos finalistas foi formada por Juliana, juntamente com Elson de BelémCarmelina Toledo PizaPatricia RibeiroAndré Calazans dos SantosJoyce Camila Ariozo Fava e Rosane de Paiva Felício.

Finalistas – São finalistas da modalidade Desenho: Olívia Machado Ramos (Ensino Fundamental 1 – Liceu Terras do Engenho); Julia Hermione (Fundamental 2 – E.E. Dr. Prudente), Yasmin Caroline Souza Vieira (Fundamental 2 – E.E. Helio Nehring), Miguel Angelo Landin San Juan (Fundamental 2 – E.E. Helio Nehring), Thiago Marcelino Scorpin (Ensino Médio – E.E. Sud Mennucci), Micael Grella Satolo (Ensino Médio – Centro Educacional SESI) e Christopher G. Oliveira Gonçalves (Ensino Médio – E.E. Dr. Samuel de Castro Neves).

Na modalidade Frases, os selecionados foram: Olívia Machado Ramos (Fundamental 1 – Liceu Terras do Engenho), Bruna de Souza Vizentim (Fundamental 2  – E.E. João Guidotti), Ana Mascarenhas Barros (Fundamental 2 – E.E. Jorge Coury), Giovanna Ruiz de Almeida (Fundamental 2 – E.E. Dr. Jorge Coury), Bruna Ramos (Ensino Médio – E.E. Prof. Dr. João Chiarini), Luiz Fernando Gomes da Silva (Ensino Médio – E.E. Prof. Dr. João Chiarini) e Sandro Muniz dos Santos (Ensino Médio – E.E. Edson Rontani).

Dia Mundial Sem Tabaco – O Dia Mundial Sem Tabaco foi instituído pela OMS (Organização Mundial da Saúde) há 35 anos como forma de prevenir e alertar sobre os riscos de doenças e mortes evitáveis relacionadas ao tabagismo, como o câncer, o enfisema pulmonar e o AVC (Acidente Vascular Cerebral). O tabagismo é considerado uma doença. Mata cerca de seis milhões de pessoas anualmente no mundo. Já no Brasil, são 147 mil óbitos por ano.

Segundo Juliana Barbosa Previtalli, parar de fumar é benéfico em qualquer idade e período de utilização do tabaco. A cada 20 minutos sem o cigarro, a pressão sanguínea já volta ao normal. Depois de duas horas não há mais nicotina no sangue. Em oito horas, o nível do oxigênio do sangue volta ao normal. E apenas após 24 horas, os pulmões já funcionam melhor. Depois de 2 dias, o olfato e o paladar melhoram. Com 3 semanas, a respiração fica mais fácil e a circulação melhora. E, passado 1 ano, o risco de morte por infarto cai pela metade.

Serviço

Concurso Paradas Pro Sucess 22

Finalistas e outras Informações: www.instagram.com/paradasprosucesso/ ou www.facebook.com/paradasprosucesso

Read Previous

Sema visita Sítio São Benedito, que produz orgânicos na região do Campestre

Read Next

Escola estadual de Campinas cria máquina de absorventes e garante dignidade íntima para alunas

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.