julho 1, 2022

Museus da Energia do estado de São Paulo oferecem programações especiais para as datas comemorativas

Foto: Divulgação

Já decidiu como vai aproveitar a 20ª Semana Nacional de Museus? Oevento nacional existe desde 2003, como uma iniciativa do IBRAM paramobilizar instituições de todo o país em torno de programações como mesmo tema. A comemoração ocorre sempre na semana de 18 de maio, queé o Dia Internacional dos Museus.Neste ano, a Semana Nacional de Museus ocorre de 17 a 21 de maio e temcomo temática “O Poder dos Museus”. A ideia é refletir sobre aimportância dessas instituições em seus projetos de pesquisa,preservação, conservação, educação, comunicação, açãocultural, gestão, inovação tecnológica, cumprimento de suasfunções sociais e criação de repertórios para o futuro.

No estado de São Paulo, a Fundação Energia e Saneamento participa doevento mais uma vez através dos Museus da Energia, presentes nacapital, em Itu e em Salesópolis. As unidades contam com exposiçõesgratuitas ao longo de toda a semana, além de apresentações de músicae teatro, que reforçam o papel dos museus em propagar a diversidade dacultura brasileira.“A cada ano, os Museus da Energia se desafiam a propor novas atividadespara a Semana Nacional de Museus, que é um momento especial em nossasprogramações anuais. E este ano, com o tema ‘O Poder dos Museus’,reconhecemos a potência dos nossos museus em seus territórios,transformando vidas, sendo palco de manifestações artísticas eculturais, e cultivando relações de afeto com as comunidades. Porisso, celebramos a possibilidade de voltar a receber nossos visitantespresencialmente para a fruição das exposições e dos eventosculturais”, afirma Fernanda Morais, coordenadora de educativos dosMuseus da Energia.No dia 21 de maio, das 14h às 16h, o Museu da Energia de São Paulorealiza o evento gratuito “Na Varanda”, uma apresentação intimistado grupo Pagode na Lata na varanda térrea da entidade, que fica nobairro de Campos Elíseos, região central. Durante a semana, tambémhaverá gratuidade para visitantes nas exposições “Tempos deEnergia: São Paulo em transformação” e “Memórias do Casarão”,além dos roteiros de visitação “Espaço das Águas e RoteiroArquitetônico”.

Já o Museu da Energia de Salesópolis promove o espetáculo de teatroinfantil “Os Lavadores de Histórias”, realizado pela Cia. DeAchadouros e inspirado na obra do poeta Manoel de Barros. A peça seráapresentada no dia 19 de maio, às 15h, de forma gratuita, tal como oacesso a outras atividades realizadas durante a semana pelo museu, comovisitações aos espaços Casa de Máquinas, Espaço Energia, Espaçodas Águas e Reservatório.

O Museu da Energia de Itu, por sua vez, estará aberto gratuitamentedurante a 20ª Semana Nacional de Museus com as exposições“História, Energia e Cotidiano”, “Água Virtual” e “O atofotográfico acessível subversivo e sua transversalidade cultural”.Neste período acontecerá a ação “Objetos que conta a história”com o objetivo de registrar as memórias dos visitantes referentes aoacervo do Museu. Entre os dias 20 e 21 de maio, também ocorrerá aexposição de artes visuais “Invisibilizados” e uma Mostra deAudiovisual promovida em parceria com a Feira Literária e Cultural deItu (FLIC). Já no dia 21 de maio, haverá a mediação “Todas porTodas”, que será baseada na exposição “História, Energia eCotidiano” para abordar a importância da mulher na sociedade, com aparticipação de Sabrina Souli, organizadora do Círculo Ilumina.

Sobre a Fundação Energia e SaneamentoDesde 1998, a Fundação Energia e Saneamento pesquisa, preserva edivulga o patrimônio histórico e cultural dos setores de energia e desaneamento ambiental. Atuando em várias regiões do Estado de SãoPaulo por meio das unidades do Museu da Energia (São Paulo, Itu eSalesópolis), realiza ações culturais e educativas que reforçamconceitos de cidadania e incentivam o uso responsável de recursosnaturais, trabalhando nos eixos de história, ciência, tecnologia emeio ambiente.

EMPRESA MANTENEDORA DA FUNDAÇÃO ENERGIA E SANEAMENTOCESP

PATROCINADOR MASTERCTG BrasilInstagram: @museudaenergia20ª Semana Nacional de Museus — Museu da Energia de São PauloNa Varanda — apresentação do grupo Pagode na LataData: 21 de maio, das 14h às 16hGratuidade nas exposições “Tempos de Energia: São Paulo emtransformação” e “Memórias do Casarão”Datas: de 17 a 21 de maio, das 10h às 17hEndereço: Alameda Cleveland, 601Campos Elíseos – SP – BrasilContatos: WhatsApp (11) 99169-8531, telefone (11) 3224-1489 ou e-mailsaopaulo@museudaenergia.org.br20ª Semana Nacional de Museus — Museu da Energia de SalesópolisEspetáculo teatral “Os Lavadores de Histórias”Data: 19 de maio, às 15hGratuidade na visitação aos espaços do museuDatas: de 17 a 21 de maio, das 10h às 17hMuseu da Energia de SalesópolisEndereço: Estrada dos Freires, km 06 – Freires, Salesópolis, SãoPauloDatas: 22 a 26 de março de 2022, a partir das 14hContatos: WhatsApp (11) 99115-0020, telefone (11) 4696-1332 ou e-mailsalesopolis@museudaenergia.org.br20ª Semana Nacional de Museus — Museu da Energia de ItuGratuidade nas exposições “História, Energia e Cotidiano”,“Água Virtual” e “O ato fotográfico acessível subversivo e suatransversalidade cultural”Datas: de 17 a 21 de maio, das 10h às 17hMostra de artes visuais “Invisibilizados”Datas: 20 e 21 de maio, das 10h às 17hMostra de AudiovisualDatas: de 17 a 21 de maio, das 18h às 21hEndereço: R. Paula Souza, 669 – Centro, ItuContatos: e-mail itu@museudaenergia.org.br ou telefones (11) 4022-6832 e(11) 94805-4429 (WhatsApp)

 

Read Previous

Diocese inicia Campanha do Agasalho com distribuição imediata de roupas e cobertores

Read Next

RUBENS CURY É O NOVO SECRETÁRIO DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL DO ESTADO DE SP

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.