Museu Republicano de Itu abre inscrições para o curso online “Abordagens plurais sobre a obra de Machado de Assis”

Gratuito e sob coordenação da supervisora da instituição, a Profa. Dra. Maria Aparecida de Menezes Borrego, o curso será realizada de 1 a 4 de fevereiro e serão disponibilizadas 400 vagas, que serão sorteadas pelo sistema Apolo/USP. O prazo para se inscrever vai até o dia 25 de janeiro.
 “O curso pretende discutir facetas de Machado de Assis e múltiplos aspectos de sua obra por meio de abordagens de especialistas de várias áreas do conhecimento, entre as quais História, Crítica Literária e Editoração”, explica a supervisora do Museu Republicano.

Ela conta que durante as aulas (um total de 10 horas) serão utilizados acervos digitalizados do Museu Republicano de Itu, materiais fornecidos pelos ministrantes e bibliografia sugerida. E que as aulas também vão dialogar com a exposição “Machado de Assis, páginas de literatura e história”, inaugurada em 2019, em cartaz no Centro de Estudos do Museu Republicano de Itu.

Os ministrantes convidados para o curso são: Profa. Dra. Ana Flávia Cernic Ramos (UFU); Bel. José Renato Margarido Galvão (Museu Republicano de Itu – USP); Prof. Dr. Alberto Luiz Schneider (PUC/SP); Prof. Dr. Nelson Aprobato Filho; Prof. Dr. Wilton José Marques (UFSCAR); Prof. Dr. André da Silva Ramos (UEMG); Profa. Dra. Lucia Granja (UNICAMP); e Profa. Dra. Joana Monteleone (Alameda Editorial).

Abaixo, confira a programação completa do curso:

Dia 1/2 — das 19h às 21h

Apresentação do curso

Difusão do conhecimento histórico em museus universitários

Machado de Assis, páginas de literatura e história

Machado de Assis na biblioteca do Museu Republicano de Itu: curadoria e organização de uma exposição

Dia 2/2 — das 19h às 21h

Machado de Assis e a renovação intelectual da geração de 1870

(I)materialidades animais no Rio de Janeiro de Machado de Assis

Dia 3/2 — das 19h às 21h

“O grito do Ipiranga”: um inédito do jovem Machado de Assis

Machado de Assis e a experiência da história: melancolia e assombramento do passado

Dia 4/2 — das 19h às 21h

Machado de Assis editor

A história de uma coleção machadiana: o projeto editorial e o papel do editor

Avaliação do curso

História do Museu Republicano – O Museu Republicano “Convenção de Itu” foi inaugurado pelo Presidente do Estado de São Paulo, Washington Luis Pereira de Sousa, a 18 de abril de 1923 e desde então subordinou-se administrativamente ao Museu Paulista que, em 1934, tornou-se Instituto complementar da recém-criada Universidade de São Paulo e a ela se integrou em 1963.


É uma instituição científica, cultural e educacional, especializada no campo da História e da Cultura Material da sociedade brasileira, com ênfase no período entre a segunda metade do século XIX e a primeira metade do século XX, tendo como núcleo central de estudos o período de configuração do regime republicano no Brasil.
 

Encontra-se instalado em sobrado histórico em Itu, erguido nas décadas iniciais do século XIX, e que se tornou residência da família Almeida Prado. Foi nesse local que se realizou, em 18 de abril de 1873, uma reunião de políticos e proprietários de fazendas de café para discutir as circunstâncias do país e que, posteriormente, se transformou na famosa Convenção Republicana de Itu, marco originário da campanha republicana e da fundação do Partido Republicano Paulista.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Cancelar resposta