agosto 14, 2022

Júri seleciona as obras para a mostra oficial do Salão Internacional de Humor de Piracicaba

Júri seleciona as obras para a mostra oficial do Salão Internacional de Humor de Piracicaba – Imagem Gean Lucas

Trabalhos de artistas de 30 países concorrem a premiação

A mostra oficial do 49º Salão Internacional de Humor de Piracicaba terá 315 trabalhos, de 176 artistas, de 30 países. As obras foram selecionadas neste mês pelos integrantes do Júri. Em agosto, o Júri de Premiação se reunirá virtualmente para escolher as peças a serem premiadas. A abertura do Salão de Humor de 2022 está prevista para acontecer no dia 27 de agosto. O evento é realizado pela Prefeitura de Piracicaba, por meio da Semac – Secretaria Municipal da Ação Cultural e Cedhu – Centro Nacional de Documentação, Pesquisa, e Divulgação do Humor Gráfico de Piracicaba.

Dos 1.990 trabalhos inscritos, de 365 artistas provenientes de 40 países, foram selecionadas ao todo 50 caricaturas, 50 cartuns, 50 charges, 58 tiras, 10 esculturas, 47 obras da categoria e-commerce e 50 da categoria saúde. Os responsáveis pela seleção foram Paulo Jindelt, ilustrador, cartunista, caricaturista e premiado no Salão em 2015, de Joinville (SC); Pedro Pimenta, assessor e relações institucionais da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo; Jota A, cartunista do Piauí que foi diversas vezes premiado em Piracicaba; Luiz Marangoni, cartunista e autor das tiras do Esporte Clube XV de Novembro de Piracicaba; Dalila Lamour, diretora de Cultura da Prefeitura de Iracemápolis; Maria Luziano, ilustradora e caricaturista, e Gabriela Borges, jornalista e fundadora da Mina de HQ.

Entre os países representados na seleção da mostra, além do Brasil, estão Arábia Saudita, Bélgica, Croácia, Espanha, Indonésia, Itália, Polônia, Romênia, Sérvia, Turquia e Uzbequistão.

“Recebemos obras de muita qualidade e que, de fato, provocam reflexão sobre os mais variados temas. O júri de seleção fez um trabalho primoroso, selecionando peças diversas para compor a mostra oficial. Estamos ansiosos para poder mostrar tudo isso ao público, tanto de forma presencial quanto online, para que cada vez mais pessoas tenham acesso a uma das vitrines de artes gráficas mais antigas e ininterruptas do mundo”, comentou o diretor do Salão, Junior Kadeshi.

Neste ano, o valor total de prêmios do Salão é de R$ 55 mil. O Júri de Premiação é composto por Walter Toscano, cartunista peruano, premiado diversas vezes em Piracicaba; Anne Derenne, cartunista e ilustradora francesa radicada na Espanha; Farid Zaine, compositor, ator, diretor de teatro, poeta, cinéfilo e secretário de Cultura de Limeira; Aline Torres, relações públicas e secretária de Cultura de São Paulo; Théa Severino, editora de imagem da Folha de S. Paulo; Ben Ludmer, mágico, comediante e ator, e Bruno Motta, comediante e ator. Eles devem se reunir, em encontro online, no dia 6 de agosto, para definir os premiados.

Read Previous

Vereador Marquinho Celin sugere criação da Guarda Civil Municipal em Torrinha

Read Next

Ipeúna vence Torneio de Tênis de Mesa em Santa Maria da Serra