
Festival de Circo SP volta a Piracicaba – Foto: Divulgação
Com 50 atrações gratuitas, evento acontece no Engenho Central
O Festival de Circo SP está de volta a Piracicaba, após hiato causado pela pandemia. Entre os dias 9 e 12/11, o Parque do Engenho Central receberá diversas lonas e picadeiros para uma programação gratuita de 50 atrações. O evento, na sua 16ª edição, é uma realização do Ministério da Cultura e o Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, e Prefeitura de Piracicaba, por meio da Semac – Secretaria da Ação Cultural.
A programação do Festival de Circo SP foi feita a partir de um chamamento artístico e conta com atrações divididas em espaços no Engenho Central: as lonas Arrelia, Pimentinha e Piolin, além do Palco Figurinha, o Teatro Municipal Erotides de Campos e intervenções circenses que animam o público nas áreas externas.
A 16ª edição do evento apresenta grandes expoentes do circo tradicional e também do contemporâneo, com atrações abertas a todo o público e sessões reservadas para alunos da escola da região, que têm como objetivo oferecer acesso cultural às crianças e mostrar a elas desde cedo a importância do circo e da cultura, de modo mais abrangente.
“O Festival de Circo SP é um evento que reúne e valoriza as diversas expressões que integram a linguagem circense no estado de São Paulo. Nós queremos criar um espaço de encontro para os grupos e artistas de circo paulistas, promovendo oportunidades de intercâmbio e para difundir esta arte. Em seu 16º ano, o festival está de volta para o público do interior, cumprindo mais um compromisso do Governo do Estado, com uma programação emocionante e gratuita para todos nós, fãs de circo”, cita Marília Marton, Secretária da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo.
“O Festival de Circo sempre foi um sucesso em Piracicaba e estamos felizes com o retorno deste grande evento à cidade. Também estamos motivados para receber, aqui no Engenho Central, um grande e respeitável público”, diz Carlos Beltrame, secretário da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural).
Quem for ao Festival de Circo SP poderá conferir o melhor da produção circense paulista, com palhaçaria, malabarismo, acrobacia, mágica, roda cyr, números aéreos e equilibrismo, com mais um tanto de música e performances teatrais (confira abaixo a programação completa).
“O Circo, com seus artistas geniais, possui um poder de encantamento incomparável. Por trás dessa magia existe muita dedicação, estudo e treino. A cultura circense reúne muitos saberes e linguagens artísticas, construída através de uma imensa cadeia de profissionais envolvidos para oferecer shows que surpreendem e emocionam”, observa Glaucio Franca, diretor-geral da Associação Paulista dos Amigos da Arte. “É com grande satisfação que levamos de volta esse grande festival a Piracicaba, para as lonas, palcos e áreas abertas do Engenho Central”, finaliza.
O Festival de Circo SP teve suas primeiras edições na cidade de Limeira, SP, entre 2008 e 2011. De 2012 em diante, passou a ser realizado em Piracicaba, exceto nos anos da pandemia. Nesses 15 anos, o festival já ofereceu mais de 900 atividades, com números dos mais diversos de artistas do circo tradicional e contemporâneo, e recebeu um público superior a 400 mil pessoas. O festival também tem em seu histórico atendimento a alunos de escolas da região, promovendo acesso à cultura e à diversão.
Programação inteiramente gratuita, mais informações: (19) 3403-2600.