Festival Cinema do Barulho começa amanhã e segue até 27 de abril

Com o tema ‘O Cinema Nunca Foi Mudo’, evento será online e com acesso gratuito

Com sessões online no Youtube e transmissão gratuita, o Festival Cinema do Barulho – O Cinema Nunca Foi Mudo começa amanhã (20) e segue até o dia 27 de abril, sempre às 20 horas. Durante as exibições, convidados especiais participam no chat da transmissão pelo canal do Youtube.

A programação contará com exibição de filmes mudos de diversos gêneros e assuntos, acompanhados por músicos, além de masterclasses interativas com Alex Brasil, Tony Berchmans e Celso Sabadin que, juntos, na quinta-feira (22), apresentarão a masterclass sobre ‘O nascimento do cinema’.

“Apesar de ser conhecido como cinema mudo, os filmes quase sempre eram acompanhados por músicos que faziam a trilha sonora ao vivo”, informou Tony Berchmans, idealizador e pianista do projeto Cinepiano, que consiste em acompanhar ao vivo um filme mudo. “Então, resolvemos criar o festival para homenagear essa época tão interessante do cinema e a música no audiovisual”, completou.

 Outros convidados especiais confirmados são Nahor Gomes (trumpete), Anselmo Mancini (sintetizadores), Guilherme Maximiano (guitarra) e a dupla Cristiano Pinheiro e Déia Freire que no sábado (24) farão o acompanhamento de foley ao vivo durante o filme “O grande negócio” (Big Business, 1929), de O Gordo e o Magro.

“Sem poder realizar suas edições presenciais, os festivais de cinema vem promovendo versões online e esta será mais uma oportunidade para os amantes da sétima arte assistirem a programas exclusivos, em casa e de forma gratuita”, explicou Carlos Cardozo, da Investe Produção e Gestão Cultural um dos produtores do festival.

O projeto online trará oito sessões, sendo três masterclass e cinco exibições de filmes, com dois curtas, dois longas e um média-metragem, todos com acompanhamento musical e, um deles, especial com foley, que é a reprodução de efeitos sonoros complementares de um filme. As exibições serão realizadas no canal YOUTUBE.COM/CINEPIANO.

Confira a programação:

Terça-feira 20 / 4 – Masterclass “VIVA O FILME – Uma jornada pelos primórdios do cinema”, com Alex Brasil

Quarta-feira 21 / 4 – Masterclass “A MÚSICA DO CINEMA MUDO”, com Tony Berchmans explicando os fundamentos da composição musical para cinema

Quinta-feira 22 / 4 – Masterclass “O NASCIMENTO DO CINEMA” – sobre o início da sétima arte, com Alex Brasil, Tony Berchmans e o convidado especial Celso Sabadin

Sexta-feira 23 / 4 – Projeção do filme “A ÚLTIMA GARGALHADA” (Der letzte Mann, 1924) – F.W.Murnau

Acompanhamento musical ao vivo do CINEPIANO Tony Berchmans

Convidado especial Nahor Gomes (trumpete)

Sábado 24 / 4 – CINEPIANO + FOLEY “O GRANDE NEGÓCIO” (Big Business, 1929) – O Gordo e o Magro

Acompanhamento musical do CINEPIANO Tony Berchmans

Acompanhamento especial de foley ao vivo pelos convidados Cristiano Pinheiro e Déia Freire

Domingo 25 / 4 – Cinepiano Band acompanha o filme “O ENRASCADO” (Cops, 1922) – Buster Keaton

Acompanhamento musical ao vivo do CINEPIANO Band

Segunda-feira 26 / 4 – Projeção do filme “O MUNDO PERDIDO” (The Lost World, 1925) – Harry O. Hoyt

Acompanhamento musical ao vivo do CINEPIANO Tony Berchmans

Convidado especial Anselmo Mancini (sintetizadores)

Terça-feira 27 / 4 – Projeção do filme “A GENERAL” (The General, 1925) – Buster Keaton

Acompanhamento musical ao vivo da CINEPIANO Tony Berchmans. Convidado especial Guilherme Maximiano (guitarra)

Produzido em conjunto pelas empresas Cine 16, Cinepiano e Investe Produção e Gestão Cultural, este projeto é viabilizado com recursos da Lei Aldir Blanc, oferecida pelo Ministério do Turismo, Secretaria Especial de Cultura e Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.

Serviço

Festival Cinema do Barulho – O Cinema Nunca Foi Mudo

De 20 a 27 de abril

Horário: 20 horas

https://festivalcinemadobarulho.com.br/

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Cancelar resposta