julho 1, 2022

Festa do Divino chega à 196ª edição e acontece em julho

Foto: Divulgação/Prefeitura de Piracicaba

Comemoração mantida pela Irmandade do Divino Espírito Santo reúne atividades religiosas e artísticas e tem apoio da Prefeitura

A tradicional Festa do Divino Espírito Santo de Piracicaba chega à 196ª edição neste ano e acontece entre os dias 10 e 17/07, no largo dos Pescadores e avenida Beira Rio. O evento, que reúne atividades religiosas e artísticas, é organizado pela Irmandade do Divino Espírito Santo, com apoio da Prefeitura, por meio da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural).

O início da Festa do Divino, no dia 10/07, é com a derrubada e bênção dos barcos no rio Piracicaba, às 9h, com o monsenhor Ronaldo Francisco Aguarelli. Na sequência haverá apresentação de congada e Folia do Divino, manifestações culturais e religiosas que fazem parte do folclore brasileiro. E a partir das 12h do mesmo dia tem a Bistecada do Divino, com música ao vivo comandada pela cantora Sandra Rodrigues. Procissões e shows de diferentes gêneros musicais integram a programação, que neste ano tem como festeira Maria Rosa Zilio Casarin (Rosinha) e família.

Presidente da Irmandade do Divino Espírito Santo, Victor Alberto Toti conta que o envolvimento com a festa começou na infância, quando acompanhava o pai no Encontro das Bandeiras. “Com o tempo, fui me envolvendo como voluntário, até que me tornei diretor social. Hoje é uma honra muito grande e um desafio maior ainda conduzir uma entidade que é a mais tradicional em festividades da Igreja Católica de Piracicaba”, comenta Toti.

TRADIÇÃO – Mais antiga festa de Piracicaba, a Festa do Divino Espírito Santo de Piracicaba é patrimônio cultural imaterial. Acontece nas proximidades do rio Piracicaba desde 1826 e se configura como a mais tradicional manifestação religiosa e popular da região, tendo como mote a fé e a solidariedade e atraindo visitantes de diversas cidades. Conforme registros históricos, essa celebração passou a acontecer em Piracicaba com os primeiros povoadores, quando Viegas Muniz introduziu o Encontro das Bandeiras no rio que corta o município.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

Tríduo Solene:
11/07, às 20h, com o padre Robson
12/07, às 20h, com o padre Celso Ricardo
13/07, às 20h, com padre José Maria

14/07, às 20h, jantar com Samba D’Aninha
15/07, às 20h, jantar com Banda União Operária, leilão de prendas e show pirotécnico

16/07
14h – apresentação da Congada, no largo dos Pescadores
15h – procissão do Divino Espírito Santo
16h – encontro das Bandeiras e queima de fogos
17h – missa do Encontro das Bandeiras, jantar e música com Claudemir e Moisés

17/07
9h – procissão de Nossa Senhora Aparecida
10h – missa de encerramento, passagem da Bandeira ao próximo festeiro e apresentação da Congada no largo dos Pescadores
12h – almoço e música com Matheus e Denilson
16h – Encerramento das festividades

SERVIÇO – 196ª Festa do Divino de Piracicaba. De 10 a 17/07. Convites e mais informações podem ser obtidos com a Irmandade do Divino Espírito Santo (rua Moraes Barros, 58, Centro). Telefone: (19) 3434-9701.

Read Previous

Apeoesp já contabiliza 900 novos casos de covid em escolas estaduais

Read Next

CAMPANHA DE COMBATE E ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA CONTRA A PESSOA IDOSA – 15 DE JUNHO

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.