Espaço Cultural do Fórum de Piracicaba recebe exposição Piracartum

Desde esta terça-feira, dia (22/01), acontece no Espaço Cultural do Fórum de Piracicaba a exposição Piracartum.

A exposição segue até dia 22 de fevereiro e tem apoio do Juiz Diretor, Dr. Dr. Marcos Douglas Veloso Balbino da Silva, da Administração do Fórum, curadoria e organização por Eliana Aparecida Spadotto, escrevente técnico judiciário lotada no Segundo Cartório Cível da Comarca.

A exposição “Piracartum” é uma homenagem a 32 cartunistas e ilustradores nos 45 anos do Salão de Humor”.

Depois do dia 22 de fevereiro a exposição segue para a Câmara Municipal e a Escola de Engenharia de Piracicaba, onde encerra o ciclo que começou no dia 19 de setembro do ano passado, na reabertura do teatro Losso Neto.

A exposição tem 32 trabalhos de cartunistas, representando uma época diferente da presença do cartum e do humor gráfico na imprensa local e nos Salões de humor promovidos na cidade.

Além disso, expõe também o trabalho de ilustradores contemporâneos que fazem aqui na cidade, suas colaborações artísticas para os sindicatos americanos de histórias em quadrinhos, como Andrei Bressa, Rafael de Latorre, Lucas Leibholz e Marcelo Maiolo.

Da primeira geração, desde os jornais impressos na época, passando pela revista Mirante, estão os trabalhos de Edson Rontani, Renato Wagner e Derli Barroso.

A exposição conta ainda com cartuns e caricaturas feitos por Rudinei Bassete, Peninha, Fasto Longo e Douglas Mayer nos jornais “O Diário”, “A Província”, Aldeia, entre outros, por fim, a geração e Erico San Jan, Erasmo Spadotto e Edardo Grosso, no Jornal de Piracicaba; Willian Hussar historia em quadrinhos, entre outros.

Estas obras foram avaliadas por jornalistas de Piracicaba e de várias cidades brasileiras, que integram o Comitê Editorial da AHA, associação dos Amigos do Salão de Humor, que auxiliou na pesquisa, documentação e seleção das obras e atores para o livro do mesmo nome e agora transformada em exposição que já percorre o teatro Losso Neto, Cristóvão Colombo, restaurante Pintado na Brasa e agora ficará durante 30 dias no Fórum de Piracicaba.

Para o diretor do CEDHU e um dos homenageados na mostra, Erasmo Spadotto, “foi uma feliz lembrança do prof. Adolpho Queiroz e as equipe da AHA, que nos concederam com o livro e a exposição, da oportunidade de termos o nosso trabalho editado, transformado em exposição e transformado em livro digital que já circula nas redes, com um alcance magnifico. Foi um excelente trabalho de edição e de planejamento que dignificaram os artistas do humor gráfico de nossa cidade.”.

O Espaço Cultural funciona de segunda às sextas-feiras, das 12h30min às 18h00 na Rua Bernardino de Campos nº 55.

Read Previous

1º Encontro Motocliclistico na Cascata Dorigon

Read Next

Vereador discute com Promotor aplicação de multas aos que infringem a legislação do trânsito

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.