
Foto: Divulgação
A Escola Estadual Professor José Romão realizou na última sexta-feira, 27, e na segunda-feira, 30 de maio, o “1º Sarau Literário”, como Escola de Tempo Integral.
O projeto teve como objetivo homenagear os poetas e poetisas brasileiros e contou com o apoio da diretora Cilmara Calderon, da coordenadora pedagógica Marli Margarida Ribeiro e de toda a equipe gestora e de docentes da instituição.
A iniciativa é das turmas dos nonos anos A, B, C e D de 2022. O Sarau foi realizado de forma transdisciplinar, ou seja, em conjunto entre as disciplinas de: Língua Portuguesa, ministradas pelas professoras Nathalie Gallo e Viviane Christine Silva; Arte, ministrada pelo professor Felipe Trevilin; Inglês, ministrada pela professora Cíntia Vitti Mazzotti e Andrea Mardegan; Educação Física, ministrada pelo professor Marcos Santos da Silva; Geografia, ministrada pela professoraJuliana Carvalho e Projeto de Vida, ministrada pela professora Nathalie Gallo. A interpretação em Libras foi realizada pela professora Sirlei de Morais.
As apresentações ocorreram na quadra da escola e reuniram declamação e encenação de poemas, contação de histórias, leitura dramática, dança, música e exposições de cartazes com a vida e obra dos poetas e poetisas brasileiros.
Segundo a professora Nathalie Gallo, quem inicialmente teve a ideia de criar um Sarau de maneira transdisciplinar, o evento é uma atividade importante dentro da escola, pois incentiva a leitura e escrita, desenvolve o trabalho em equipe, a organização, a responsabilidade e o compromisso, valoriza poetas e poetisas brasileiros, além de estimular a perda da timidez nos alunos, possibilitando colaborar para o desenvolvimento de uma melhor expressão vocal e corporal. “Desenvolver um sarau com os nonos anos do ensino fundamental contribuirá para despertar interesse no aluno pela vida e obra de escritores brasileiros, de modo a já preparar os estudantes para um primeiro contato com questões de literatura que serão aprendidas no Ensino Médio”, comentou.
Embora tenha sido uma oportunidade para os nonos anos, o “1º Sarau Literário da PEI José Romão” contou com o apoio do 7ºA e 7ºB e alguns alunos dos oitavos anos. Os alunos dos sétimos anos encenaram uma história de rei e rainha, envolvendo temas sobre: ética, respeito e compaixão, criada pelo contador Joel de Souza, convidado do evento. Além disso, os alunos Vinícius Sartorello, do 7º ano A, e Leandro Couto, do 7º ano B, foram os mestres de cerimônia do evento.
Anteriormente aos ensaios e às apresentações, as professoras Nathalie Gallo e Viviane Christine Silva trabalharam em sala de aula a pesquisa, escrita e elaboração de cartazes com a biografia dos poetas: Machado de Assis, Manuel Bandeira, Castro Alves, Mário Quintana, Oswald de Andrade, Mário de Andrade, Carlos Drummond de Andrade, Vinícius de Moraes, e das poetisas: Hilda Hist, Cora Coralina, Clarice Lispector, Cecília Meireles, Marina Colasanti, Adélia Prado, Ana Maria Machado e Lara Fallabrina.
“Os estudantes puderam aprender a como declamar um poema, a desenvolver o compromisso de trabalhar em equipe, a articular a fala, a criar encenações, coreografias e peças para compor o cenário”, contou a professora Viviane Christine Silva.