julho 2, 2022

Escola José Romão realiza “1º Sarau Literário” como PEI

Foto: Divulgação

A Escola Estadual Professor José Romão realizou na última sexta-feira, 27, e na segunda-feira, 30 de maio, o “1º Sarau Literário”, como Escola de Tempo Integral.

O projeto teve como objetivo homenagear os poetas e poetisas brasileiros e contou com o apoio da diretora Cilmara Calderon, da coordenadora pedagógica Marli Margarida Ribeiro e de toda a equipe gestora e de docentes da instituição.

A iniciativa é das turmas dos nonos anos A, B, C e D de 2022. O Sarau foi realizado de forma transdisciplinar, ou seja, em conjunto entre as disciplinas de: Língua Portuguesa, ministradas pelas professoras Nathalie Gallo e Viviane Christine Silva; Arte, ministrada pelo professor Felipe Trevilin; Inglês, ministrada pela professora Cíntia Vitti Mazzotti e Andrea Mardegan; Educação Física, ministrada pelo professor Marcos Santos da Silva; Geografia, ministrada pela professoraJuliana Carvalho e Projeto de Vida, ministrada pela professora Nathalie Gallo. A interpretação em Libras foi realizada pela professora Sirlei de Morais.

As apresentações ocorreram na quadra da escola e reuniram declamação e encenação de poemas, contação de histórias, leitura dramática, dança, música e exposições de cartazes com a vida e obra dos poetas e poetisas brasileiros.

Segundo a professora Nathalie Gallo, quem inicialmente teve a ideia de criar um Sarau de maneira transdisciplinar, o evento é uma atividade importante dentro da escola, pois incentiva a leitura e escrita, desenvolve o trabalho em equipe, a organização, a responsabilidade e o compromisso, valoriza poetas e poetisas brasileiros, além de estimular a perda da timidez nos alunos, possibilitando colaborar para o desenvolvimento de uma melhor expressão vocal e corporal. “Desenvolver um sarau com os nonos anos do ensino fundamental contribuirá para despertar interesse no aluno pela vida e obra de escritores brasileiros, de modo a já preparar os estudantes para um primeiro contato com questões de literatura que serão aprendidas no Ensino Médio”, comentou.

Embora tenha sido uma oportunidade para os nonos anos, o “1º Sarau Literário da PEI José Romão” contou com o apoio do 7ºA e 7ºB e alguns alunos dos oitavos anos. Os alunos dos sétimos anos encenaram uma história de rei e rainha, envolvendo temas sobre: ética, respeito e compaixão, criada pelo contador Joel de Souza, convidado do evento. Além disso, os alunos Vinícius Sartorello, do 7º ano A, e Leandro Couto, do 7º ano B, foram os mestres de cerimônia do evento.

Anteriormente aos ensaios e às apresentações, as professoras Nathalie Gallo e Viviane Christine Silva trabalharam em sala de aula a pesquisa, escrita e elaboração de cartazes com a biografia dos poetas: Machado de Assis, Manuel Bandeira,  Castro Alves, Mário Quintana, Oswald de Andrade, Mário de Andrade, Carlos Drummond de Andrade, Vinícius de Moraes, e das poetisas: Hilda Hist, Cora Coralina, Clarice Lispector, Cecília Meireles, Marina Colasanti, Adélia Prado, Ana Maria Machado e Lara Fallabrina.

“Os estudantes puderam aprender a como declamar um poema, a desenvolver o compromisso de trabalhar em equipe, a articular a fala, a criar encenações, coreografias e peças para compor o cenário”, contou a professora Viviane Christine Silva.

Read Previous

CastraFácil já atendeu 97 gatos em dois sábados

Read Next

Departamento de Saúde, realizou uma ação em comemoração ao mês do trabalhador na Câmara Municipal de Conchal.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.