
Um dos principais programas da Secretaria Municipal da Ação Cultural e Turismo (SemacTur) de Piracicaba, o Movimentação Cultural entre os dias 01 e 09 de fevereiro, está com inscrições para as oficinas gratuitas de artesanato, balé, dança de salão, danças urbanas, desenho, pintura, flauta, ritmos, teatro, tecelagem e violão.
Ao todo serão 890 vagas distribuídas nos Centros Culturais da cidade, localizados na Estação da Paulista, Mario Dedini (Zazá), Parque 1º de Maio (Nhô Serra) e em Santa Teresinha.
Podem se inscrever crianças a partir de oito anos, jovens, adultos e idosos. Para inscrição é necessário RG (tanto dos menores de 18 anos, como dos responsáveis) e comprovante de endereço. As vagas são distribuídas de acordo com o número de vagas disponíveis em cada turma.
O início das aulas ocorrerá na semana de 19 de fevereiro, sendo uma vez por semana, com duração de uma a duas horas, dependendo do curso, podendo ser no período da manhã, tarde ou noite.
Com técnicas variadas para o aprendizado, os cursos têm conquistado cada vez mais interessados.
Carlos Alberto de Souza, 36 anos, participa da oficina de teatro há seis anos e, por incentivo, chegou a fazer parte do elenco da Paixão de Cristo em 2016 e 2017.
“As aulas de teatro despertaram em mim o interesse real pela atividade, um direcionamento mais comprometido com as artes cênicas, além de me mostrar alguém que eu ainda não conhecia. A partir daí passei a ser mais comunicativo e me relacionar melhor com as pessoas”, destaca.
Para a secretária da Ação Cultural e Turismo, Rosângela Camolese, mais do que promover a democratização da arte junto à população, as oficinas culturais contribuem para ampliar horizontes e despertar novos talentos.
O programa Movimentação Cultural tem o objetivo de ampliar, aprofundar e otimizar as funções oriundas de políticas públicas que contemplam a descentralização e a democratização cultural. Promove acesso à cidadania, por meio das mais diversas atividades de formação e informação cultural.