agosto 14, 2022

Corpo de Baile de Caraguatatuba se apresenta na Casa do Povoador e largo dos Pescadores

Corpo de Baile de Caraguatatuba se apresenta na Casa do Povoador e largo dos Pescadores – foto divulgaçao

Espetáculo de dança contemporânea Coisa Pequena poderá ser visto no sábado, 06/08, às 13h e às 15h

O Corpo de Baile de Caraguatatuba, que atua há 22 anos em qualificação artística, produção, pesquisa, reflexão e fomento à dança, realizará duas apresentações do espetáculo Coisa Pequena em Piracicaba, em espaços abertos, na Casa do Povoador, sábado, 06/08, às 13h, e no largo dos Pescadores, no mesmo dia, às 15h. A realização é por meio do Programa de Ação Cultural (ProAC) do Governo do Estado, com apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Ação Cultural (Semac). O evento é gratuito.

O projeto Coisa Pequena se propôs à pesquisa, concepção e temporada do trabalho inspirado nos textos de Manoel de Barros, tendo como mote O Andarilho, que exaltou a grandeza dos seres e objetos menos valorizados pela sociedade da máquina, do consumo e do descarte.

O trabalho foi concebido em espaço público (praças), onde a memória das pessoas que transitam por estes locais não só não se separam da história da construção como são parte fundamental de sua existência. O olhar para o chão com sua riqueza de detalhes, sem passar despercebido, sem pressa, com cuidado e atenção.

Coisa Pequena propõe uma reflexão sobre o “mito do bom selvagem”, mencionado por Jean Jaques Rousseau, onde acredita que o homem é originalmente bom e inocente, sendo corrompido pela sociedade; com a figura do Andarilho de Manoel de Barros – este homem simples de hábitos rotineiros tão naturais que expressam uma liberdade não apenas social, mas emocional e sentimental.

Assim como o trabalho de Manoel de Barros que não se deu no fluxo, mas sim no recorte, metáforas e imagens, Coisa Pequena prevê este recorte no tempo com inversão dos saberes das pequenas coisas, um contato sensorial com o mundo tátil das coisas.

Criado em 2000 o Corpo de Baile de Caraguatatuba participou dos principais festivais de dança do país em seu processo de amadurecimento técnico e artístico, sendo premiado em grande parte deles. Desde 2008, passou a desenvolver um trabalho profissionalizante onde os intérpretes dedicam-se à pesquisa e criação de composições coreográficas. Desde então, foi contemplado diversas vezes pelo Programa de Ação Cultural (ProAC) e recebeu a maior honraria para a linguagem da dança, o Prêmio Governador do Estado, em 2017.

SERVIÇO

Apresentação do espetáculo de Dança Coisa Pequena. Com o Corpo de Baile de Caraguatatuba. Sábado, 06/08, às 13h, na Casa do Povoador, e 15h no largo dos Pescadores. Gratuito.

Read Previous

Startup produz implemento inédito que reduz em até 40% os custos de tratos da cana soca

Read Next

Caminhada assombrada aborda lendas de pontos turísticos de Piracicaba