agosto 9, 2022

Conservatório de Tatuí recebe Festival Internacional Ethno Brazil

Conservatório de Tatuí recebe Festival Internacional Ethno Brazil – imagem internet

Evento realizado no Teatro Procópio Ferreira reúne apresentações de artistas de oito países na quinta-feira, 11 de agosto, dia do aniversário dos 196 anos da cidade de Tatuí

O Conservatório de Tatuí — gerido pela Sustenidos Organização Social de Cultura e considerada a maior escola de música e artes cênicas da América Latina, receberá na quinta-feira, dia 11 de agosto, às 17h, dentro da programação de aniversário dos 196 anos da cidade de Tatuí, uma das etapas do Festival Ethno Brazil 2022. Trata-se de apresentações do maior festival internacional de música tradicional/folk para jovens músicos fruto de uma parceria da Sustenidos com a Jeunesses Musicales International (JMI). O evento, que será realizado no Teatro Procópio Ferreira, prevê a participação de artistas de diversos países e regiões do Brasil. A entrada é gratuita e os ingressos podem ser adquiridos via plataforma INTI ou pessoalmente na bilheteria do próprio Teatro, de terça à sexta-feira.

Para as celebrações do aniversário de Tatuí, considerada a Capital da Música, e do Conservatório de Tatuí, que completa 68 anos neste ano, ambos no dia 11 de agosto, o público receberá de presente um concerto de música tradicional/folk. O evento será realizado por 26 músicos e dois diretores artísticos vindos de vários países e regiões do Brasil, compartilhando música tradicional de cada lugar em um show que contempla múltiplas experiências culturais.

Para o Gerente Geral do Conservatório de Tatuí, Gildemar Oliveira, a etapa do Ethno Brazil 2022, realizada no Teatro Procópio Ferreira, será um presente da Sustenidos não só para o maior Conservatório da América Latina como para a Capital da Música. “Nada mais justo do que festejar essa data com excelente música e trazer o Ethno Brazil para a programação do aniversário de Tatuí tem uma relevância muito grande, pois trata-se do evento reconhecido internacionalmente e essa será a oportunidade do mundo conhecer Tatuí”, destaca Oliveira.

O festival Ethno Brazil tem o objetivo de preservar a cultura tradicional por meio do diálogo intercultural, o que facilita a mobilidade de jovens músicos e talentos emergentes, tanto locais quanto no exterior. O festival busca criar oportunidades iguais para músicos de todos os gêneros e celebrar jovens talentos em um ambiente inclusivo, propiciando experiência em condições profissionais. Além da passagem pelo Conservatório de Tatuí, a programação do Ethno Brazil 2022 engloba imersão cultural na Fazenda da Serrinha e realização de concertos didáticos no Teatro Carlos Gomes, em Bragança Paulista (SP), na quarta-feira, dia 10 de agosto. Já na sexta-feira, 12, às 20h, será a vez das apresentações no Theatro Municipal, em São Paulo (SP).

O Festival Ethno Brazil

Criado em 2018, o Ethno Brazil está na sua terceira edição e o objetivo da iniciativa é promover o intercâmbio cultural entre jovens músicos de diversos países e regiões do Brasil. Em 2022, o festival recebeu inscrições de 43 artistas, sendo 23 músicos brasileiros e outras 20 de países estrangeiros. O Ethno Brazil acontecerá de 1º a 13 de agosto e traz artistas de diversos cantos do mundo como Chile, Moçambique, Iraque, França, Palestina, Argélia, entre outros, além de artistas de diversas regiões do Brasil.

Com o objetivo de promover uma imersão musical e intercâmbio cultural entre várias culturas do mundo, o Ethno Brazil integra o Ethno World, maior festival internacional de música tradicional/folk para jovens músicos de 18 a 30 anos. Criado há 30 anos, o evento é promovido em outros 25 países. Pelo terceiro ano, o festival é realizado no Brasil através da parceria da Sustenidos com a Jeunesses Musicales International (JMI), considerada a maior ONG de música para jovens do mundo. A última edição do Ethno Brazil reuniu 28 músicos de várias partes do mundo, com espetáculo final realizado no Auditório do Ibirapuera, em 2019.

O Ethno surgiu na Suécia, em 1990, com a missão de manter vivas as tradições culturais para jovens gerações por meio de um acampamento musical. Partindo de workshops e apresentações, o objetivo é promover o diálogo entre culturas, difundindo conceitos como paz, tolerância, respeito, generosidade e compreensão. O programa culmina em uma série de apresentações, que podem ser autônomas ou conectadas a um festival maior. Em todo o mundo, os concertos Ethno são respeitados pelo virtuosismo e pela positividade.

PARTICIPANTES

– Adam Nicolás Bustios Jara (acordeón) — Chile
– Aníbal da Costa Celestino (guitarra) — Moçambique
– Cristóbal Cerda (percussão) — Chile
– Daniel Romero Alfaro de Miranda, mentor júnior (percussão) — São Paulo/Brasil
– Daroon Rwnd Othman (teclado / alaúde) — Iraque
– Ester Moseis Macuacua (voz) — Moçambique
– Fernanda Monserrat Soto Valdivia (violino) — Chile
– Iago Tojal Araújo (voz/baixo/guitarra/pífano) — Campinas/Brasil
– Igor Santos de Jesus Santos (guitarra/berimbau) — Bahia/Brasil
– Juliana Saemi Murakami (taiko/shinobue) — Paraná/Brasil
– Kayk Isaque da Silva Ferreira (percussão) — Maranhão/ Brasil
– Kesia Pessoa Cordeiro (clarinete) — São Paulo/Brasil
– Leandro Alexandre Venâncio de Almeida (voz/acordeon) — Campinas/Brasil
– Leonardo Venancio Cappi (baixo) — Bahia/Brasil
– Louise Calzada, mentora júnior (voz, cavaquinho) — França
– Luana Paula Carvalho Duarte (percussão) — Piracicaba/Brasil
– Luca D Alessandro (violoncelo) — Campinas/Brasil
– Meliely Francine Sousa (violoncelo) — Bebedouro/Brasil
– Michael Yuri Saito de Camargo (percussão) — Santo André/Brasil
– Romain Valentino, mobilitity (voz/violão) — França/Itália
– Saheb Sara (voz/bendir) — Argélia
– Sara Liliana Tavera Mariño (voz, güiro, chapchas/maracas) — Colômbia
– Tainara da Silva (voz) — Bahia/Brasil
– Thayná Aline Bonacorsi Xavier (voz) — Araraquara/Brasil
– Vinícius Sano de Araújo (flauta) — São Paulo/Brasil
– Yousef Muzahem Saif (buzuq) – Palestina

Líderes artísticos:

– Suchet Malhotra (percussionista/Índia)
– Gabriel Levy (acordeonista/Brasil)

SERVIÇO

Festival Ethno Brazil 2022 no Conservatório de Tatuí

Data: 11 de agosto, quinta-feira

Horário: 17h00

Local: Teatro Procópio FerreiraRua São Bento, 415, Centro, Tatuí-SP

Read Previous

Guarda Civil é homenageada em solenidade do Dia da Mulher Negra Latinoamericana e Caribenha

Read Next

Professora Bebel promove audiência pública para debater diretrizes para o ensino médio