Conservatório de Tatuí abre inscrições para novos alunos

Os processos seletivos para as áreas de Música serão realizados remotamente, por meio de vídeos e entrevistas virtuais; já o de Artes Cênicas será presencial, respeitando todos os protocolos de segurança e saúde propostos como prevenção ao contágio da Covid-19

O Conservatório de Tatuí — instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo de São Paulo, gerido pela Sustenidos Organização Social de Cultura e considerado a maior escola de música e artes cênicas da América Latina — está com inscrições abertas para novos(as) alunos(as). A instituição oferece cerca de 638 vagas em mais de 50 cursos regulares, nas áreas de Música Erudita, Música Popular, Educação Musical e Artes Cênicas. Em respeito ao Plano SP e aos protocolos para prevenção à Covid-19, o processo seletivo será realizado de forma híbrida. A seleção para os cursos das áreas de Música será realizada por meio de vídeos e entrevistas virtuais; já o processo seletivo para cursos de Artes Cênicas será presencial. Os cursos são totalmente gratuitos e os interessados podem se inscrever pelo site do Conservatório de Tatuí, até às 18h do dia 21 de janeiro.
 

Na área de Música Erudita, são oferecidas 196 vagas em Tatuí, nas habilitações de Acordeão, Canto Lírico, Canto Barroco, Clarinete, Contrabaixo Acústico, Cordas Dedilhadas Históricas, Cravo, Eufônio, Fagote, Flauta Doce, Flauta Transversal, Fortepiano, Harpa, Luteria, Oboé, Percussão Sinfônica, Piano Clássico, Saxofone, Trombone, Trompa, Trompete, Tuba, Viola, Violão Clássico, Violino, Violino Barroco/Viola Barroca, Violoncelo e Violoncelo Barroco/Viola da Gamba. E mais 42 vagas no Polo de São José do Rio Pardo, nos cursos de Canto Lírico, Clarinete, Contrabaixo, Flauta Transversal, Percussão Sinfônica, Piano, Piano Colaborativo, Saxofone, Trombone/Eufônio/Tuba, Trompa, Trompete, Viola, Violão Clássico, Violino e Violoncelo. Também são disponibilizadas vagas para pessoas cegas ou com baixa visão nos seguintes cursos de instrumento: Oboé, Piano, Violão Clássico e Violino.
 

Há vagas para candidatos(as) com e sem conhecimento musical. Candidatos(as) que não tenham conhecimento musical serão chamados para uma entrevista virtual com uma banca de professores da instituição. O link para a entrevista será enviado por e-mail após o encerramento do prazo de inscrições. Candidatos(as) que já tenham conhecimento musical deverão gravar um vídeo em que tocam ou cantam uma peça de livre escolha do repertório erudito. Depois de gravado, o vídeo deverá ser disponibilizado no Youtube, no modo “não listado”, e o link deve ser informado na Ficha de Inscrição.
 

Na área de Música Popular, a instituição disponibiliza 52 vagas distribuídas nos cursos de MPB/Jazz (Bateria, Canto, Clarinete, Contrabaixo Acústico, Contrabaixo Elétrico, Flauta Transversal, Guitarra, Percussão, Piano, Saxofone, Trombone, Trompete e Violão), Choro (Bandolim, Cavaquinho choro, Flauta Choro, Percussão choro e Violão 7 Cordas) e Música Raiz (Viola Caipira). Nestas habilitações, as vagas disponíveis no momento são destinadas apenas a candidatos(as) que já tenham conhecimento musical. Os(as) candidatos(as) deverão gravar um vídeo em que tocam ou cantam a obra ou o exercício proposto no edital para o curso do seu interesse. O vídeo deve ser disponibilizado no Youtube, no modo “não listado”, e o link deve ser informado na Ficha de Inscrição.
 

Na área de Educação Musical, as vagas disponíveis são 168 para Musicalização Infantil e 40 para Formação em Educação Musical. Sendo distribuídas entre Musicalização Infantil 1 (4 anos), Musicalização Infantil 2 (5 anos), Musicalização Infantil 3 (6 anos), Musicalização Infantil 4 (7 anos) e Formação em Educação Musical (manhã ou tarde). Essas serão preenchidas mediante sorteio aberto ao público, a ser realizado no dia e horário estabelecidos pela Sustenidos. Para o curso de Formação em Educação Musical, a seleção será feita por meio de análise curricular e formulário de avaliação, conforme orientação do edital.
 

Na área de Artes Cênicas, são oferecidas 140 vagas para os cursos de Ateliês de Iniciação às Artes da Cena para Crianças, Ateliês em Artes da Cena para Adolescentes, Artes Cênicas e Cenografia. As vagas para os cursos de Ateliês de Iniciação às Artes da Cena para Crianças e para Adolescentes serão distribuídas por meio de sorteio. Candidatos(as) ao curso de Artes Cênicas passarão por 5 dias consecutivos de aulas, laboratórios de artes cênicas, prova escrita e entrevista com os(as) professoras da escola. Neste caso, o(a) candidato(a) que não comparecer em algum dos dias estará automaticamente desclassificado(a). Já para o curso de Cenografia, a seleção será feita por meio de entrevista com banca formada por professores(as) da Área de Artes Cênicas do Conservatório de Tatuí.
 

A instituição esclarece que a quantidade de vagas abertas está condicionada à quantidade de vagas remanescentes ao final do ano letivo 2021 e, por isso, alguns cursos mantidos pela instituição não dispõem de vagas para novos alunos neste momento, incluindo Regência. Todavia abriremos processo seletivo, para lista de espera de Acordeão, Piano, Harpa, Violão, Flauta doce, Bateria (MPB/Jazz), Trombone (MPB/Jazz), Cavaquinho (Choro), Violão de 7 cordas (Choro), Percussão (Choro).
 

BOLSAS DE ESTUDOS — Os(as) candidatos(as) com conhecimento musical e teatral que forem aprovados(as) no Processo Seletivo para Novos(as) Alunos(as), cujo resultado está previsto para ser divulgado a partir de 18/02, poderão se inscrever, também, para concorrer a vagas para bolsistas nos Grupos Artísticos do Conservatório de Tatuí. As inscrições para as Bolsas Performance ficarão abertas até 1º de março. Estes editais já estão disponíveis no site do Conservatório de Tatuí.
 

SERVIÇO
Processo Seletivo para Novos(as) Alunos(as) 2022
Inscrições: de 4 a 21 de janeiro de 2022
Link de acesso no site do Conservatório de Tatuí.

Patrocinadores do Conservatório de Tatuí:
Patrocinador Ouro: CSN Companhia Siderúrgica Nacional
Patrocinador Prata: Visa
 

Patrocinadores Sustenidos: Microsoft e Visa
Apoio institucional: Instituto ACP
Parceiro internacional: JM International
 

Sobre o Conservatório de Tatuí: Fundado em 11 de agosto de 1954, o Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos” de Tatuí — ou apenas Conservatório de Tatuí (SP), como é conhecido internacionalmente — é uma das mais respeitadas escolas de música e artes cênicas da América Latina. Oferece mais de 100 cursos gratuitos nas áreas de Música Erudita (instrumentos, canto e regência), Música Popular Brasileira, Artes Cênicas e Luteria. Atende aproximadamente 2.000 alunos anualmente, vindos de todas as regiões do Brasil e, também, de outros países, como Argentina, Chile, Coreia do Sul, Equador, Estados Unidos, Japão, México, Peru, Portugal, Síria, Uruguai e Venezuela. É considerado uma das mais bem-sucedidas ações culturais do Estado, oferece ensino de excelência, com a missão de formar instrumentistas, cantores, atores, regentes, educadores e luthiers de alto nível. Sua importância no cenário musical é tão acentuada que garantiu à cidade de Tatuí o título de Capital da Música, aprovado por lei em janeiro de 2007. A instituição é mantida pelo Governo do Estado de São Paulo e por empresas patrocinadoras, por meio de leis de incentivo fiscal, sob a gestão da Sustenidos Organização Social de Cultura.
 

Sobre a Sustenidos: Eleita a Melhor ONG de Cultura de 2018, a Sustenidos é a organização responsável pelos programas Projeto Guri, Som na Estrada, Musicou e MOVE (Musicians and Organizers Volunteer Exchange); pelos festivais Ethno Brazil e Imagine Brazil; além do Conservatório Dramático e Musical de Tatuí e do Theatro Municipal de São Paulo. No Projeto Guri desde 2004, é responsável pela gestão do programa de ensino musical no litoral e no interior do Estado de São Paulo, incluindo os polos da Fundação CASA. Além do Governo de São Paulo, a Sustenidos conta com o apoio de prefeituras, organizações sociais, empresas e pessoas físicas. Instituições interessadas em investir na Sustenidos, contribuindo para o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes, têm suporte fiscal da Lei Federal de Incentivo à Cultura e do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FUMCAD). Pessoas físicas também podem ajudar. Saiba como contribuir no site da Sustenidos.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Cancelar resposta