
Artistas e profissionais de comunicação definirão as obras que serão expostas ao grande público na edição dos 50 anos do Salão de Humor de Piracicaba – Foto: Divulgação
Júri de seleção se reúne nesta semana
Apurar qualidade técnica, uso correto de sombras e cores, enquadramento e, principalmente, o teor crítico e/ou cômico são os desafios do júri de seleção, formado por artistas e profissionais da comunicação, para definir as obras que irão compor a mostra principal do histórico 50º Salão Internacional de Humor de Piracicaba. O grupo se reúne nos dias 8/07 e 9/08, sempre a partir das 09h00, no Hotel Nacional, e devem analisar quase 2.000 trabalhos.
O 50º Salão Internacional de Humor é realizado pela Prefeitura de Piracicaba, por meio da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural) e Cedhu (Centro Nacional de Documentação, Pesquisa e Divulgação do Humor Gráfico de Piracicaba). A abertura oficial acontece na noite do dia 26/08, no Armazém 14, do Parque do Engenho Central.
O júri de seleção da edição 2023 é formado por: Carol Ito, quadrinista paulista; Sônia Luyten, pesquisadora brasileira, especialista em histórias em quadrinhos e na cultura pop do Japão; Jal, cartunista, roteirista jornalista e presidente da Associação dos Cartunistas do Brasil; Daniela Baptista, presidente do HQ Mix; Jean Galvão, cartunista, desenhista e chargista brasileiro; Eduardo Grosso, cartunista, artista plástico, ex-diretor do Salão de Humor e Gilmar Machado, cartunista.
Junior Kadeshi, diretor do Cedhu, conta um pouco sobre a dinâmica do trabalho do júri de seleção. “Todos os trabalhos inscritos são avaliados por eles e separados em “céu” – selecionado; “purgatório” – em dúvida ou “inferno” – eliminado. Esse trabalho é feito durante todo o dia de sábado. Ao final do dia todos descansam para que no dia 9 (domingo), fiquem preparados para uma nova rodada, até que todos os trabalhos finalmente selecionados sejam definidos e, assim, façam parte da mostra principal”.
O presidente da 50ª edição, o humorista Paulo Bonfá, destaca que existem muitas questões importantes associadas ao trabalho de júri de seleção neste ano. “São eles os responsáveis por definir todas as obras expostas ao grande público durante o período do evento. Devem lidar com diferentes interpretações de temas, que perpassam assuntos globais, como a Guerra entre Rússia e Ucrânia, que se estende, e lidar com dificuldades ou possibilidades da Inteligência Artificial e como isso se aplica ao desenvolvimento dos trabalhos artísticos”, ele menciona.
No dia 19/08, sábado, é a vez da atuação de outro corpo de jurados se reunirem, o de premiação, formado por Boligan, caricaturista cubano que vive no México; Loredano, caricaturista brasileiro; Sidney Gusman, jornalista brasileiro, editor do Universo HQ e da Mauricio de Sousa Produções; Rosana Herman, escritora, roteirista e apresentadora brasileira; Eduardo Baptistão, ilustrador brasileiro, colaborador das revistas Veja e Você S/A e Carta Capital; Fabiane Langona, quadrinista da Folha de S. Paulo e Max Porto, ex-BBB, caricaturista e escultor.
Para mais informações, os telefones são (19) 3403-2620, (19) 3403-2623 ou pelo site salaodehumor.piracicaba.sp.gov.br.