julho 4, 2022

Alunos da EE Professor João Alves de Almeida, de Tanquinho, participam do projeto Cururu

Foto: Divulgação

Para resgate e preservação da cultura regional, o Misp Piracicaba (Museu da Imagem e do Som) realizou ontem, 31/05, no Teatro Erotides de Campos, mais uma apresentação do projeto Cururu para 20 alunos da Escola Estadual Professor João Alves de Almeida, do distrito de Tanquinho. O Misp Piracicaba é mantido pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Ação Cultural (Semac).

Com objetivo de levar a cultura popular às escolas discutindo sobre esse gênero musical tão predominante na região, o projeto Cururu, também denominado de repente ou trovadorismo, é uma forma de cântico onde duplas de cantores, seguidos de viola e/ou violão, expressam uma série de fatos alternadamente em forma de versos rimados variáveis ligados às experiências, imaginações, ou histórias que podem ser cantados de forma séria, irônica ou no sentido de deboche.

A apresentação empolgou os alunos e foi realizada pelos cururueiros Toninho da Viola e seus convidados: Maurinho Bortoleto, Dirceu Quiode e Carlinhos Silva (do violão). “Adorei as apresentações. Gostei da rapidez e criatividade de pensamento com que eles respondem cantando. Mas confesso que fiquei tenso quando subi no palco para cantar com eles”, conta Matheus Ernandes de Aragão, de 15 anos.

Para o aluno Anderson Ramos de Souza, 17 anos, que também subiu ao palco para cantar, a apresentação foi muito divertida. “Eu não esperava por isso. Eram os cânticos que o meu avô cantava. Um resgate histórico emocionante”, explica.

Também para a professor Alexandre Bruno, 46 anos, que acompanhou os alunos, a apresentação foi simplesmente maravilhosa. “Coisas da nossa terra. Resgate histórico. Adorei a oportunidade e, com certeza, havendo possibilidade, trarei mais alunos para presenciar essa nossa cultura”, afirma.

Read Previous

Departamento de Saúde, realizou uma ação em comemoração ao mês do trabalhador na Câmara Municipal de Conchal.

Read Next

Fundo Social de Solidariedade realizou dia “D” da Campanha do Agasalho em Rio das Pedras

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.