A Proclamação da República e o envolvimento de Prudente de Moraes foi tema de palestra em Piracicaba

A Proclamação da República e o envolvimento de Prudente de Moraes foi tema de palestra em Piracicaba

O Museu Prudente de Moraes, recebeu ontem, terça-feira, 16/11, às 10h00, a visita de alunos, professores e coordenadores da Escola Estadual Moraes Barros que assistiram a palestra, “A Proclamação da República e o envolvimento de Prudente de Moraes”, que aconteceu no auditório Helena Rovay Benetton,  ministrada pela historiadora Bianca Andrade e por Gabriel Tenório Venâncio, graduando em história, para alunos, professores. A Proclamação da República foi comemorada na segunda-feira, (15/11).

O encontro abordou a Proclamação da República no Brasil, que ocorreu há 132 anos, em 15 de novembro de 1889, focando no envolvimento de Prudente José de Moraes Barros no acontecimento.

Inicialmente, foram apresentados os antecedentes que desencadearam a República no Brasil, dentre eles a Guerra do Paraguai (1864-1870), a criação do Partido Republicano (1873) e o fim da escravidão (1888). Posteriormente, foi explicada a atuação de Prudente de Moraes como político e presidente, sendo o pacificador da República, além de serem citadas algumas curiosidades sobre os símbolos nacionais, como o Hino e a bandeira.

“Essa data é uma das mais significativas para a história do país, como grande marco para o Brasil rumo à democracia”, destacou a diretora do Museu, Érica Frasson.Serviço: O Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes fica na rua Santo Antônio, 641, Centro. Agendamentos para visitas monitoradas em grupo podem ser realizadas pelo telefone (19) 3422-3069 ou pelo e-mail mprudentedemoraes@piracicaba.sp.gov.br. Acesso a pessoas com deficiência motora, dificuldades de locomoção e ostomizados.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Cancelar resposta