O prefeito de Torrinha, Thiago Rochiti (PSL) conquistou em visita ao Palácio dos Bandeirantes na Capital nesta segunda-feira, recursos na ordem de R$ 186, 949,10 que vão garantir a recuperação de estradas rurais na região do Bairro Paraíso.
A verba foi assinada pelo secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, deputado federal licenciado, Arnaldo Jardim, executada pela CATI (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral).
O convênio será executado de acordo com o Projeto de Desenvolvimento Rural Sustentável Microbacias II. Do total investido nas recuperações, cerca de R$18 mil reais são a contrapartida do município.
O prefeito comemorou a conquista, que é de grande importância para a cidade.
“É uma conquista muito importante, as recuperações de estradas representam um enorme ganho aos agricultores locais e a toda economia do município. O Paraíso é uma rota de escoamento, de turismo e de muitos moradores”, afirmou Thiago Rochiti.
A recuperação prevê ainda o combate à erosão rural, o escoamento das águas da chuva, entre outros benefícios. o Programa Estadual de Microbacias Hidrográficas que desenvolve diversas ações para melhorar a qualidade de vida das famílias rurais. Dentre elas, está a recuperação dos trechos críticos das estradas rurais.
Acompanharam a visita o diretor de Agricultura & Meio Ambiente de Torrinha, Leandro Gava, além do diretor de Obras, Pedro Mauro Galo.
O trabalho de recuperação de estradas rurais traz benefícios ambientais, econômicos e sociais. A importância econômica está na redução do custo de manutenção de estradas rurais pela Prefeitura Municipal e na facilidade no escoamento da produção e trânsito de produtos e insumos por parte dos produtores rurais. Já na parte ambiental, a má conservação das estradas contribui para o assoreamento dos rios e córregos e para o processo erosivo.
Estudos comprovam que 70% que é levado pelas chuvas são provenientes das estradas e só 30% são da atividade agrícola. Como importância social a estrada conservada favorece o acesso aos serviços públicos essenciais (escolas, hospitais e lazer).