Sicredi União PR/SP desenvolve programa para incentivar voluntariado

Diante do convite da Sicredi União PR/SP, 248 colaboradores participarão de um programa de voluntariado para engajamento em iniciativas da própria cooperativa e da comunidade. O primeiro encontro, das cinco formações previstas, aconteceu na sexta-feira (9), às 8h45, e foi ministrado por uma consultoria especializada em humanizar culturas, integrando propósitos e resultados.

Com o nome Você Pode, o programa prevê capacitações, engajamento e conexão dos colaboradores a causas sociais. Assim, eles estarão aptos a dedicar parte do tempo a iniciativas voltadas para crianças, jovens, mulheres, idosos, empreendedores e outros públicos com as quais têm afinidade ou interesse. São seis eixos temáticos: educação cooperativa e cidadã; educação financeira; apoio ao terceiro setor; empreendedorismo e inovação; inclusão e diversidade; combate à fome.

Os colaboradores poderão ser voluntários em iniciativas da própria cooperativa ou da comunidade. Quem optar pelas ações junto à Sicredi União PR/SP já vai poder exercer o voluntariado a partir da segunda quinzena do mês, por meio do projeto de educação financeira Na Ponta do Lápis. Também há outras iniciativas como o Dia do Cooperativismo (com ações variadas para a comunidade) e de arrecadação de alimentos e produtos de higiene pessoal para entidades.

Quem optar pelo voluntário em ações da comunidade receberá o apoio da cooperativa por meio da articulação de conexões e junto a mais de 500 entidades parceiras.

Dos 248 colaboradores que participarão do programa, 155 nunca tinha sido voluntários. Eles responderam a um questionário sobre as causas com as quais têm afinidade, sendo que um terço manifestou interesse em iniciativas de combate à fome e 22% querem contribuir com educação financeira.

Na região Centro Leste Paulista, a gerente Tamiris Andreazzi, da agência Sicredi São João Centro, também está engajada no programa de voluntariado que, para ela, representa o momento de conteúdo prático e de aplicabilidade dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), trazendo relevância e cooperação à comunidade.

“Sou literalmente apaixonada pelos projetos sociais da Sicredi, acompanhei de perto a implantação no Estado de São Paulo das iniciativas do ‘União Faz a Vida’, ‘Cooperação na Ponta do Lápis’, ‘Educação Financeira’, ‘União Solidária’, ‘Árvore Solidária’, dentre outros. Penso que, por meio do voluntariado, iremos demonstrar toda a nossa relevância para a comunidade em que estamos inseridos e confesso que esses projetos aquecem minha alma e trazem significado ao trabalho que desempenho à frente da agência”, disse.

Já na regional Centro Paulista, a assistente de assistente de negócios para pessoas jurídicas, Carla Michele Dias de Carvalho, da agência Limeira/Centro, se inscreveu não somente pelo compromisso de ajudar ao próximo, mas também para ter um papel ativo na sociedade.

“Me inscrevi no projeto para, por meio do voluntariado, transformar minhas ações em realidades. Para mim, ser uma voluntária é me tornar parte de um grande conjunto de engrenagem de ajuda e referência, impactando corações, comunidades e toda uma geração. Quero cooperar para mudar vidas”, afirmou.

Em Piracicaba, a gerente de negócios agro, Bruna Fernanda Recchia Gorgone, se inscreveu no programa, mas já praticou voluntariado em outras

instituições. “Desejo ajudar nas causas sociais, exercer cidadania e a solidariedade com o próximo. Vejo isso como algo muito importante, pois sinto que posso contribuir para um mundo melhor espalhando empatia,

fraternidade e o amor ao próximo”, contou a voluntária, que atua na agência da avenida Independência.

Inicialmente o programa é voltado para os colaboradores, mas está prevista a ampliação das formações para familiares dos colaboradores, associados, outras empresas e instituições. No ano passado, 270 colaboradores se envolveram em 260 ações, em 88 cidades, somando 850 horas de trabalho.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Cancelar resposta