julho 2, 2022

Prefeitura tem programação especial para celebrar o Dia do Meio Ambiente em São Pedro

Foto: Divulgação

A Prefeitura de São Pedro, por meio da Coordenadoria de Meio Ambiente, estendeu as comemorações ao Dia Mundial do Meio Ambiente, que é celebrado no domingo dia 5 de junho, para duas semanas e segue até o dia 10 de junho. Palestras, teatro, exibição de filmes, oficinas com temáticas ambientais, caminhada educativa, inauguração e consultas públicas integram a programação com a participação e apoio das Secretarias de Educação, Turismo, Coordenadoria de Esportes, Coordenadoria de Cultura, Saaesp, Corredor Caipira, Fundação Florestal, Comdema – Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente, Corpo de Bombeiros, Mostra Ecofalante, Cine Teatro São Pedro e dos profissionais referências na área da gestão ambiental, o engenheiro agrônomo e ex-coordenador do Programa Estadual “Município Verde Azul”, José Walter e o jornalista Carlos Nascimento.

A programação teve início com a inauguração do CEA – Centro de Educação Ambiental, que aconteceu no sábado, dia 28 de maio no Parque Ecológico Ernesto Baltieri.
Na segunda-feira, dia 30, seguiu com o plantio de 120 árvores nativas nos canteiros centrais das importantes avenidas da cidade como José Emigidio; avenida da Saudade, José Delicio, Batista Golinelli e Bandeirantes.
Na terça-feira dia 31 aconteceu uma reunião do Comdema, na Sede do Centro de Educação Ambiental, com a apresentação do Programa Político Pedagógico do CEA e outras pautas relacionadas ao tema.
Ontem dia 2 de junho, a atividade foi realizada na Casa dos Velhinhos de São Pedro, com uma oficina de bombas de sementes, técnica ancestral que promove o cultivo de plantas pelo arremesso de bolas compostas por argila, substrato vegetal e semente.

“A iniciativa consiste em botarmos a mão na massa a fim de promover a conscientização ambiental. Além de ser divertido, é também uma tática simples para aumentar as zonas verdes na nossa cidade e uma estratégia de exercício aos moradores do lar”, conta o coordenador de Meio Ambiente, Rogério Bosqueiro.

Hoje sexta-feira, dia 3 de junho, acontece uma mesa redonda com o tema “Protetores da Serra de São Pedro”, no Anfiteatro da Secretaria de Turismo, às 18h30min, com a participação do jornalista Carlos Nascimento, precursor da iniciativa “Amo a Serra”; do Corredor Caipira, do Corpo de Bombeiros e da Fundação Florestal. O debate sobre a importância da preservação da serra e suas características geológicas e biológicas é destaque deste evento gratuito e aberto ao público.

Amanhã, sábado, dia 4, acontece, em parceria com a Coordenadoria de Cultura, a Oficina de Pintura Botânica durante o dia no Parque Ecológico Ernesto Baltieri, com a participação da artesã Mônica Sales Ribeiro da Silva, que tem como objetivo demonstrar a técnica de Estamparia Botânica sobre tecido. As vagas são limitadas e as inscrições devem ser feitas pelo link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScUz8chqUkbINOvlbhvZXM8ZZGI8n8uwDMS9qiPhfuGQ9MoqA/viewform

Para encerrar a primeira semana de programação, acontece no dia 5 a Caminhada Educativa pela Serra de São Pedro. A ação, será realizada em parceria com a Coordenadoria de Esportes, vai promover a dispersão das bombas de sementes produzidas na Casa dos Velhinhos. A saída está programada para as 07h30min, na Balança do pé da serra e a chegada será no Parque Marcelo Golinelli, com café da manhã.
A programação prevê ainda teatro infantil no dia 6 de junho, apresentação do Plano Emergencial de Restauração Ecológica de São Pedro pelo Corredor Caipira, no dia 7 de junho, na Câmara Municipal de São Pedro; sessões de cinema com temática ambiental nos dias 7, 8 e 9 de junho para alunos da rede municipal; no dia 9 aberto ao público e no dia 10 para alunos do ensino médio; oficina e plantio de aglofloresta e workshop sobre princípios de poda de árvores, ambos no dia 10 de junho.

Read Previous

Vereador Du Modesto quer informações sobre ações para a prevenção e combate de queimadas em São Pedro

Read Next

Vereador Índio pede instalação de Academia Ao Ar Livre no Jardim Navarro

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.