Palestra aborda instrumentos econômicos de governança ambiental

Evento integra as Quartas Sociológicas da UFSCar e será transmitido pelo YouTube

Amanhã, dia 7 de abril, o Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) promove, como parte da programação das Quartas Sociológicas, a palestra “Gênese e circulação internacional dos instrumentos econômicos de governança ambiental”. O tema será debatido por Rodrigo Constante Martins, professor do PPGS e coordenador do grupo de pesquisa Ruralidades, Ambiente e Sociedade (RURAS).
Na ocasião, o professor apresentará resultados do estudo sobre a gênese da crença social da eficácia da governança econômica dos recursos naturais em territórios rurais. O estudo problematizou a hipótese de que a consolidação da questão ambiental na agenda político-social contemporânea está intimamente relacionada ao potencial de nominação que a teoria da utilidade marginal desenvolveu no curso do século XX. Para tanto, investigou a gênese da nominação econômica da questão ambiental em contextos de ruralidade a partir da experiência de governança das águas nos territórios rurais da França – experiência internacionalmente reconhecida e que, no Brasil, foi adotada como referência para o debate público sobre gestão dos recursos hídricos. 
O evento, online, é gratuito e aberto ao público, e ocorre a partir das 10h30, com transmissão ao vivo pelo canal do PPGS no YouTube (https://bit.ly/38qSMiF). Mais informações pelo e-mail ppgs@ufscar.br.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Cancelar resposta