Faesp apoia fórum paulista sobre febre aftosa

Agropecuaristas têm a oportunidade de participar de momento histórico em prol de medidas sanitárias mais eficazes na cadeia produtiva

A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (Faesp) apoia a realização do “Fórum Paulista de Febre Aftosa – Retirada da vacinação em São Paulo”. Evento gratuito será realizado no dia 29 de abril, a partir das 14h.

“O território paulista poderá ser considerado zona livre de febre aftosa, por isso é de suma importância iniciar esse diálogo com os produtores rurais”, afirma Tirso de Salles Meirelles, vice-presidente da Faesp. A iniciativa busca revelar informações sobre os processos para a retirada da vacinação, de forma a instruir os elos da cadeia produtiva que trabalham com as espécies como: bovinos, bubalinos, suínos, caprinos e ovinos, por exemplo.

O Brasil conquistou status de país livre de febre aftosa devido as ações ininterruptas de vacinação. “O movimento de fortalecimento da atividade pecuária paulista é o que nos leva a discutir o próximo passo, alcançar o status de Estado livre de febre aftosa sem vacinação”, diz Meirelles.

Tirso Meirelles, vice-presidente da Faesp, participará da abertura do evento. Às 16h20 haverá palestra conduzida por Wander Bastos, coordenador da Comissão Técnica Bovinocultura de Leite da Faesp, e Cyro Penna Júnior, coordenador da Comissão Técnica de Bovinocultura de Corte da Faesp.

O fórum irá contribuir para o aprimoramento da comunicação entre autoridades sanitárias e os trabalhadores agropecuários e poderá explicar como dar continuidade aos métodos de proteção dos rebanhos. Além disso, serão apresentados os benefícios de se retirar a vacinação nesse momento em que os animais estão imunizados.

Programação completa
14h00 – Abertura.

14h30 – Palestra I – O que muda com a retirada de vacinação – Dr. Gabriel Adrian Sanches Torres – Auditor fiscal federal agropecuário – MAPA.

15h15 – Palestra II – Notificação de suspeita de febre aftosa – Dr. Hugo Leonardo Riani Costa – Médico veterinário da Coordenadoria de Defesa Agropecuária – Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.

16h00 – Perguntas.

16h20 – Palestra III – Os benefícios da retirada da vacinação contra febre aftosa – Dr. Wander Bastos, coordenador da Comissão Técnica Bovinocultura de Leite da Faesp, e Dr. Cyro Penna Júnior, coordenador da Comissão Técnica de Bovinocultura de Corte da Faesp

17h00 – Perguntas e encerramento.

Serviço – Fórum Paulista de Febre Aftosa – Retirada da vacinação em São Paulo
Inscrições pelo link: http://sistemasweb.agricultura.gov.br/avaenagro/mod/page/view.php?id=1715
Data: 29 de abril.
Hora: 14h às 17h
Tipo de evento: online.
Investimento: Gratuito.
Público-alvo: Setor produtivo, produtores rurais.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Cancelar resposta