Dia do Livro Infantil: Compreender e Acolher promove conscientização sobre o autismo

Livro da neuropediatra Deborah Kerches traz conteúdo específico para crianças, além de adolescentes e adultos

Todo o mês de abril é marcado por ações inspiradas pela campanha Abril Azul com o objetivo de conscientizar a sociedade sobre o autismo. O dia 18 de abril, por vez, é lembrado como o Dia Nacional do Livro Infantil, tornando-se momento especialmente oportuno para pensarmos na apresentação de bons materiais a respeito do Transtorno do Espectro Autista (TEA) para crianças e adolescentes, como é o caso do livro recentemente lançado pela Dra. Deborah Kerches, neuropediatra especialista em TEA.

“Compreender e Acolher: Transtorno do Espectro Autista na Infância e na Adolescência” é um livro em formato “vira-vira”, onde cada lado possui uma abordagem diferente. De um lado, destacam-se informações referentes ao TEA na infância, seguidas de uma história em quadrinhos direcionada ao público infantil; e do outro lado, estão considerações relevantes sobre o TEA na adolescência e uma nova história em quadrinhos direcionada a adolescentes e jovens.

A ideia é que os adultos de uma forma geral possam, especialmente através do conteúdo escrito, se informar mais sobre o TEA para, então, poderem falar com mais propriedade e de forma lúdica sobre o assunto com seus filhos, alunos, pacientes, ou seja, com crianças ou adolescentes em geral. E as histórias em quadrinhos – uma destinada para as crianças; e a outra, para os adolescentes – vêm para somar nesse sentido, oferecendo uma linguagem extremamente acessível a todos.

“Organizar o livro em formato vira-vira foi a melhor maneira que encontrei de falar com diferentes públicos (crianças, adolescentes e adultos), também com o intuito de proporcionar bons momentos de leitura entre as famílias”, comenta a Dra. Deborah.

Informações a respeito do que é Transtorno do Espectro Autista e seus principais sinais de alerta são essenciais para propiciar diagnósticos e intervenções mais precoces, que serão determinantes para favorecer o desenvolvimento, a aprendizagem, a aquisição de novas habilidades, a autonomia e a qualidade de vida das pessoas com autismo e de suas famílias. Além disso, são determinantes na construção de uma sociedade mais inclusiva.

“Sempre entendi, porém, que não só os adultos deveriam a ter acesso ao que é o espectro autista, pois os pares (da mesma idade) têm papel essencial na vida do indivíduo com TEA. Então é fundamental que saibamos orientar nossas crianças e nossos adolescentes sobre isso, pois, em algum momento, especialmente no ambiente escolar, eles provavelmente estarão em contato com um colega com TEA”, conclui a autora.

Fica a dica de leitura para toda a família!

Sobre o livro

Compreender e acolher

Autora: Deborah Kerches

Editora: Literare Books International

Formato: 21,5 x 28 cm – 1ªedição – 112 páginas

À venda nos seguintes links:

Loja Literare https://bit.ly/lojaliterare-compreendereacolher

Amazon Brasil https://amzn.to/3dfryNA

Amazon (livro digital) https://amzn.to/2PDPaTQ

Mercado Livre https://bit.ly/3u7agsy

Sobre a autora

Deborah Kerches – (CRM 102717- SP; RQE 23262-1.) Neurologista da infância e adolescência. Título de Especialista em Neuropediatria e Pediatria. Especialista em Transtorno do Espectro Autista. Coordenadora e professora de pós-graduações do CBI of Miami. Especialização em Preceptoria em Residência Médica no SUS pelo Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio-Libanês. Membro da Sociedade Brasileira de Neuropediatria. Membro da Associação Brasileira de Neurologia e Psiquiatria Infantil (ABENEPI). Membro da Academia Brasileira de Neurologia. Membro da Associação Francesa La cause des bébés. Membro da Sociedade Brasileira de Cefaleia.

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Cancelar resposta