Prefeitura faz limpeza e instala sinalização de alerta em área utilizada para descarte irregular de lixo em Charqueada

Foto: Divulgação

A Prefeitura de Charqueada vem adotado regras rígidas com relação à limpeza e manutenção principalmente no descarte irregular de lixo. É importante ressaltar, ainda, que a lei prevê multa em caso de descumprimento por parte dos cidadãos e consequente descarte irregular do lixo doméstico.

O município está intensificando a fiscalização e vai coibir atos de descarte de lixo em área verde ou em local que não seja permitido. Um espaço que vem sendo utilizado de maneira irregular para descarte, localizado na via Dr. Celso Silveira Melo, terá atenção especial. Para isso, foi realizada a limpeza e a instalação de placas orientando a população como proceder corretamente.

A Lei:

Visando manter a cidade limpa, este ano a Prefeitura de Charqueada passará a implementar a Lei Municipal nº 39/01, do Código de Posturas, e a Lei Municipal nº 1627/2015, que “proíbe expor, depositar, descarregar nos passeios, canteiros, ruas e jardins e demais área de uso comum público: entulhos, terras ou resíduos sólidos de qualquer natureza, ainda que acondicionado em veículos, carrocerias, máquinas e equipamentos semelhantes”.

Estas leis trazem regras sobre o descarte correto de resíduos sólidos no município, conforme descrito abaixo.

Lixo doméstico:

O lixo doméstico deve ser acondicionado de forma correta, de preferência dentro de sacos pretos, e colocado dentro de lixeiras longe do alcance de animais, que podem rasgar os sacos e causar transtornos na hora da coleta. O lixo é recolhido na porta de todas as residências, pelo menos duas vezes na semana, de acordo com a programação disponibilizada no site da prefeitura.

Reciclagem:

Os materiais recicláveis devem ser acondicionados dentro dos sacos verdes, distribuídos gratuitamente para toda a população.  São recolhidos na porta das residências, pelo menos uma vez por semana. Devem ser acondicionados secos e limpos.

Cacarecos:

Os cacarecos são recolhidos pela prefeitura em toda a cidade sempre na última semana do mês, de acordo com programação divulgada antecipadamente. Quem quiser descartar, deve acompanhar a programação e colocar o material na rua somente um dia antes da coleta passar em frente a sua residência. São coletados materiais volumosos, como móveis, eletrodomésticos, entre outros. Estes materiais também podem ser levados diretamente até o Ecoponto Água Branca.

Entulhos e galhos de árvores:

Os entulhos devem ser alocados em caçambas de empresas autorizadas, ou descartados diretamente no Ecoponto. Para o correto descarte de galhos e resíduos de construção civil, o munícipe pode ir até o Ecoponto, localizado na Estrada Ayrton Senna da Silva, de segunda a sábado, das 7h às 16h, e aos domingos das 7h ao meio-dia, de forma gratuita. O acúmulo destes materiais em locais irregulares pode gerar multa, além de causar transtornos como a ocorrência de escorpiões, ratos e do mosquito da dengue.

Materiais de construção:

Materiais de construção, principalmente tijolos, areia e pedra, não podem ser acondicionados na calçada. Durante a obra, eles devem ser armazenados dentro do imóvel onde está sendo realizada a construção, ou em caçambas alocadas em frente à residência. “Esperamos contar com o apoio de todos e pedimos que a população nos ajude a fiscalizar, fotografando e denunciando quem está descumprindo a lei. Precisamos trabalhar juntos pelo bem do município. A lei é para todos e está aí para ser seguida”, disse o prefeito Rodrigo Arruda (DEM).

Read Previous

Prefeitura fará a reforma do antigo Prédio do NAPE do bairro Alvorada onde será instalada a nova sede do Centro de Referência e Assistência Social de Charqueada

Read Next

Prefeitura notifica concessionária EIXO-SP e solicita reparos em rodovias que cortam o Município de Charqueada

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.