dezembro 4, 2023

Cerca de 2 mil pessoas passaram pelo Centro Cultural de Capivari durante o mês de setembro para exposição comemorativa ao aniversário de Tarsila do Amaral

Cerca de 2 mil pessoas passaram pelo Centro Cultural de Capivari durante o mês de setembro para exposição comemorativa ao aniversário de Tarsila do Amaral – Foto: Divulgação

Aproximadamente 2 mil pessoas foram até o Centro Cultural Alan de Lima Palma, no bairro Estação, para apreciar as obras expostas na “2ª Exposição Comemorativa de Aniversário de Tarsila do Amaral”, que terminou na última sexta-feira, dia 29 de setembro, após um mês no local. A mostra foi uma realização da Prefeitura de Capivari, com curadoria de Andrezza Kniff e organização do Museu do Artista. No total, 25 artistas, entre nacionais e estrangeiros, trouxeram seus quadros e esculturas para o município.

Nas últimas semanas, várias escolas da rede municipal enviaram alunos para a exposição, que visava destacar a obra e a importância da artista nascida em Capivari no ano de 1886 para a arte brasileira. “Fazer a curadoria, organizar a exposição e, pela segunda vez homenagear a nossa grande artista Tarsila do Amaral, foi sem dúvidas um dos maiores presentes que o universo da arte deu ao Museu do Artista. Gostaríamos de agradecer a parceria e parabenizar o prefeito Vitão Riccomini e o secretário da Cultura e Turismo, Edmilson Baía, pela iniciativa de preservar a memória dessa grande artista capivariana, e também a iniciativa importantíssima de trazer as escolas à exposição, proporcionando aos alunos o contato direto com a arte e a história de Tarsila do Amaral”, elogiou Andrezza Kniff, curadora do evento.

O ano de 2023 marcou ainda os 50 anos da morte da Tarsila, que teve seu auge artístico entre as décadas de 1920 e 1930, quando fez parte de movimentos artísticos que mudaram a arte produzida no Brasil, junto a nomes como Oswald e Mario de Andrade, Anita Malfatti e Heitor Villa-Lobos, entre outros.

E a exposição de 2024 está garantida, segundo o secretário de Cultura e Turismo de Capivari, Edmilson Baía. “A exposição deste ano foi muito elogiada por todos que a viram e vamos manter a compromisso de no mês de setembro exaltar o nome e a arte dessa grande pintora nascida aqui em nossa cidade. Tarsila não pode ser esquecida”, reforçou Baía.

Para mais informações sobre a agenda cultural da cidade nas próximas semanas, a Secretaria de Cultura e Turismo atende através do telefone (19) 3491-1322, ou presencialmente em sua sede, que está situada na rua Dulcina Bartolomeu Hoppe, 78, no bairro Santo Antônio.

Read Previous

Em audiência da Alesp, secretária do MEC diz que governo Lula irá expandir universidades federais

Read Next

Em prol do “Outubro Rosa”, Secretaria da Saúde anuncia medidas e ações de Prevenção ao Câncer de Mama e Colo de Útero