
Nelinho Noronha cobra informações sobre árvores caídas ou cortadas em diversos pontos de Águas de São Pedro – Foto: Jornal O Regional
Na terça-feira, dia 27, durante a sessão ordinária da Câmara Municipal de Águas de São Pedro, o vereador Manoel Azevedo Noronha Filho, o Nelinho Noronha (PT), cobrou através do Requerimento nº 20/2023 que sejam fornecidas informações sobre árvores caídas ou cortadas em diversos pontos da estância.
Ele destaca que algumas dessas estavam nas proximidades da base da Guarda Municipal e Bosque, próximo ao ponto de mini buggy.
Nelinho questiona que seja esclarecido para onde são levadas ou descartadas e qual a finalidade é ciada as madeiras caídas ou cortadas em toda cidade, inclusive nas proximidades da base da Guarda Municipal e entrada do bosque próximo ao ponto de mini buggy e em outras partes da cidade.
Caso elas sejam vendidas ou tratadas e aproveitadas, ele pede que sejam apresentados documentos comprobatórios da renda auferida ou do aproveitamento dado, indicando os locais.
“Sou questionado por munícipes que frequentemente assistem à equipe de servidores do nosso município partindo os troncos de arvores que tombam ou que são cortadas na cidade, busca saber qual a finalidade é dada a esses troncos. Importante saber se os troncos são tratados e reaproveitados pela própria Prefeitura, ou se são vendidos, ou se simplesmente são descartados e, nessa última hipótese, onde são descartados”, indaga o vereador.
“Vale destacar que em sua grande maioria as arvores da proximidade do Bosque são eucaliptos e que são possíveis de grande aproveitamento. As madeiras provenientes das árvores que caem no município podem ser reaproveitadas na confecção de bancos, brinquedos para playground, totens, mini viveiros, entre outros itens que contribuem para as melhorias da infraestrutura dos parques e praças da nossa cidade. Além disso, as arvores podem ser reutilizadas para compostagem, adubação de mudas e praças, bem como serem feitas parcerias com artesãos da região, que podem contribuir para um projeto sustentável, agradável e útil para nosso município. Diante disso, estou manifestando o pedido de esclarecimentos por parte do Poder Executivo”, ressaltou Nelinho Noronha.