
Administração dá início ao projeto Muralha Digital de Segurança em Águas de São Pedro – Foto Divulgação
A Administração da Estância de Águas de São Pedro deu início à instalação do projeto Muralha Digital, iniciativa que vai ampliar a segurança com a aquisição de câmeras de videomonitoramento.
O intuito, segundo o prefeito João Victor Barboza (Cidadania), é “fechar”, “vigiar” a cidade com o auxílio da tecnologia.
“O projeto contempla uma visão ainda maior, a longo prazo, que é praticamente ter câmeras em todos os pontos da cidade. Serão câmeras inteligentes, que nos passarão informações preciosas e vai aumentar de sobremaneira o sistema de segurança de Águas de São Pedro”, afirma o prefeito.
E, para isso, o projeto já começou a sair do papel: as duas primeiras câmeras estão sendo instaladas na divisa de Águas de São Pedro com São Pedro, mas precisamente próximo ao bairro Graminha e logo entram em operação.
“Essas câmeras irão checar por exemplo, as placas dos veículos que adentrarem em nosso município, verificando se estão em situação irregular ou até mesmo produto de furto, passando essa informação em tempo real para as forças de segurança. Caso haja alguma ocorrência de furto ou outra ação delituosa na cidade, a GCM – Guarda Civil Municipal e Policia Militar, poderão checar a entrada e saída de veículos conforme informação de moradores, sabendo a que horas entraram e saíram da cidade, o que certamente vai facilitar a identificação e detenção de possíveis criminosos, bem como dar ainda todas as informações necessárias para que a segurança seja cada vez melhor”, completou João Victor.
Para suportar o sistema, a prefeitura também já investiu na compra de um novo servidor com capacidade para abrigar até 170 câmeras de videomonitoramento.
“Vamos continuar investindo pesado em segurança. Temos o privilégio de ter poucos quilômetros quadrados de área totalmente urbana e isso vai facilitar a implantação do projeto como um todo. Seremos exemplos para outras cidades”, ressaltou o prefeito.
Assim que a instalação ocorrer no bairro Graminha, os serviços devem ser deslocados para o portal de entrada da cidade que também receberá este tipo de videomonitoramento.