Unidades do Detran.SP fecham nesta quinta e sexta em razão do feriado de Corpus Christi

Em virtude do feriado de Corpus Christi, todas as unidades do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran.SP) não funcionarão nesta quinta-feira e sexta-feira, 20 e 21 de junho, inclusive os postos integrados ao Poupatempo. O Disque Detran.SP também estará indisponível nas mesmas datas.

As unidades que funcionam aos sábados retomarão o atendimento normalmente no dia 22 de junho, bem como a central telefônica.

 

Datas Postos do Detran.SP Disque Detran.SP
Quinta-feira, 20/06 Fecham Não atende
Sexta-feira, 21/06 Fecham Não atende
Sábado, 22/06 Abrem Atendem

 

Para obter informações sobre os serviços de trânsito, os cidadãos podem ligar para o Disque Detran.SP no telefone 3322-3333 para Capital e municípios com DDD 11. Para as demais localidades, o serviço telefônico está disponível no número 0300-101-3333.

SERVIÇOS ELETRÔNICOS

Por meio do portal do Detran.SP, o cidadão pode realizar 43 serviços de trânsito relacionados a Carteira Nacional de Habilitação (como 2ª via e CNH definitiva), veículos (pesquisa de débitos e restrições) e infrações (consulta de multas e solicitação de recurso de penalidade), entre outros. Basta fazer cadastro e criar login e senha, que garantem a segurança dos dados pessoais.

O Detran.SP oferece, ainda, três aplicativos gratuitos para tablets e smartphones, com diversas funcionalidades, como: solicitar 2ª via da CNH e acompanhar a emissão do documento; consultar multas do próprio veículo; treinar para a prova teórica; além do jogo educativo do Clube do Bem-te-vi. Os aplicativos estão disponíveis para as plataformas Android e iOS.

FAÇA PLANOS PARA A VIAGEM

O feriado é prolongado e concorrido, mas ao planejar a viagem, os motoristas podem optar por escolher os horários de menor movimento para uma viagem mais tranquila.

Segundo dados do Centro de Operações do Departamento de Estradas e Rodagem (DER), nas sextas-feiras, as estradas são mais livres entre à 0h e às 6h. Aos sábados, os melhores horários para viagem são da 1h às 7h e das 23h à 0h. No retorno, aos domingos, a dica é viajar da 1h às 9h e das 22h à 0h.

Verifique documentos e equipamentos – Antes de sair de casa, verifique se a documentação do carro e do motorista está em dia. Uma revisão no veículo é muito importante para evitar problemas na estrada. Não basta só abastecer.

Mantenha distância do carro da frente – Se houver um engavetamento, seu carro terá menos chances de se chocar com o veículo da frente. A distância entre veículos garante uma área de manobra em caso de emergência.

Nunca ultrapasse pelo acostamento! – Regra básica de educação e respeito com os outros motoristas. Além disso, ultrapassar pelo acostamento é muito arriscado e infração gravíssima.

Não desligue o motor – Nada de desligar o veículo a cada parada de um engarrafamento. Só o faça se perceber que a parada será realmente longa, ou em túneis, onde a recomendação é expressa.

Não use a “banguela” – Nunca tente deslocar o carro desengrenado ou desligado, pois a maioria dos sistemas de freios perde sua eficiência e você corre o risco de causar algum acidente.

Descanse – Evite acidentes descansando a cada três horas ou quando sentir sono. Pare um pouco, desça do carro, caminhe um pouco, alongue-se. Vale tomar um café, mas jamais ingerir álcool.

______________________________________________________________________________________

Sobre o Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo – Autarquia do Governo do Estado de São Paulo vinculada à Secretaria de Governo, o Detran.SP responde pelo planejamento, coordenação, execução e controle dos serviços relacionados a documentação de veículos, a Carteiras Nacionais de Habilitação (CNHs) e tipos específicos de atuações nos 645 municípios paulistas, além de promover ações de educação e segurança  para o trânsito. No Estado, são cerca de 24 milhões de CNHs e 30 milhões de veículos registrados, o que faz do Detran.SP o maior órgão executivo de trânsito da América Latina.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Cancelar resposta