Status em 2022: começar um relacionamento sério com o dinheiro

Status em 2022: começar um relacionamento sério com o dinheiro

Ano novo. Nada mais motivador que a chegada de um novo ciclo para renovar os sonhos que durante todo o ano ficaram adormecidos, esquecidos nas urgências do dia a dia. É tempo de renovar as esperanças, definir novas metas e acreditar que dessa vez as coisas vão dar certo.

O ano é novo, mas os desejos são sempre quase os mesmos: cuidar da saúde, do corpo, mudar de emprego, abrir o próprio negócio, conquistar o grande amor, quitar as dívidas, guardar dinheiro… A lista das promessas que ressurgem nesta época do ano é grande. E para alcançá-las, vale todas as estratégias, como as simpatias na passagem do ano e o uso de cores específicas para atrair cada desejo.

Entre todos os itens que compõem a lista da felicidade, um certamente está na prioridade de muitos brasileiros: muito dinheiro no bolso. É compreensível. 2021 não foi exatamente o que todos imaginavam. Apesar da retomada das atividades econômicas, os brasileiros ainda amargam os efeitos da pandemia, como alta do desemprego, a escalada da inflação e a elevação dos juros. O índice de brasileiros com dívidas passa de 75%. Pesquisas mostram ainda que mais de 85% dos brasileiros têm pendências com cartão de crédito.

A teoria sobre dinheiro e felicidade é antiga e divide opiniões. O dinheiro pode até não trazer a tal felicidade, mas certamente prepara, eu diria até pavimenta o caminho para chegar a essa plenitude. Pesquisas científicas já comprovaram o efeito negativo das dívidas na saúde, no convívio familiar e na produtividade do indivíduo. O endividamento causa estresse, angustia, depressão, conflitos familiares e queda de concentração, entre outros males.

Ter uma vida financeiramente equilibrada é essencial para a saúde física e mental. Mas como lidar corretamente com o dinheiro se não aprendemos sobre educação financeira? São vários os relatos de pessoas, inclusive famosas, que só prosperaram financeiramente depois de perder tudo ou quase tudo. Sem educação financeira, fica fácil cair nas armadilhas de uma sociedade extremamente consumista, onde comprar parecer ser mais importante que poupar. E aí o dinheiro vai para o ralo facilmente.

Existem várias fórmulas e ferramentas que podem te ajudar a prosperar em 2022. Certamente você já leu sobre a importância de compreender de fato seu orçamento (anotar tudo que ganha e quanto gasta) para saber exatamente onde você está gastando mais. Já leu sobre a importância de guardar uma parte do dinheiro para as situações de emergência ou já tentou um daqueles desafios do cofrinho. Todas essas iniciativas e estratégias são bem-vindas e importantes, mas de nada servirão se você não mudar sua conexão com o dinheiro. Para conquistar um equilíbrio financeiro de fato, é preciso modificar a forma como você lida com dinheiro. E para isso, buscar conhecimento é fundamental.

Se ter dinheiro está na sua lista de desejos para 2022, a minha dica é: aprenda o máximo que puder sobre finanças, desde negociação de dívidas a investimentos. Não existe mágica. Ainda que você não tenha tido educação financeira na infância, é sempre tempo de aprender. Aprenda a ganhar dinheiro e também sobre guardar dinheiro. Aprender a economizar e a investir corretamente, escolhendo as melhores formas de investimentos, de aplicações, é importante para fazer o seu dinheiro trabalhar para você. A internet tem muita informação de qualidade e cursos gratuitos que vão te ajudar nessa jornada.

Leia sobre o tema, todos os dias. Dessa forma você se manterá conectado com o assunto e com suas metas. Aproveite as dicas e incorpore os ensinamentos no seu dia a dia. Assim você aprenderá, automaticamente, a fazer escolhas inteligentes no dia a dia. Aprenderá a tomar as melhores decisões na hora de comprar, na hora de pagar, sobre as armadilhas dos juros, das compras com parcelas, sobre crédito que vale a pena. Aprenderá a usar o dinheiro com a razão e não com a emoção.

O conhecimento vai te libertar de crenças limitantes e vai te ajudar a estabelecer uma nova relação com o dinheiro. Ter uma vida financeira saudável é parte importante de uma vida feliz. Deixe o entusiasmo desse início de ano novo contagiar todos os dias de 2022 e certamente você terá uma grande virada.

Rogério Araujo é gestor e consultor financeiro, especialista em investimentos, CEO da Roar Educacional Consultoria e líder educacional da corretora de investimentos Vitreo

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Cancelar resposta