Saltinho representada na 83ª reunião do Consórcio PCJ

O prefeito de Saltinho Carlinhos Lisi e a diretora de Meio Ambiente do município, Ariella Montebello representaram Saltinho na 83ª reunião do Consórcio PCJ, realizado em Americana, na manhã desta terça-feira dia 12 de março.

Dentre as deliberações do evento, foi realizada a Reunião Plenária para a eleição do novo Conselho Diretor e do Presidente da entidade pelos próximos 2 anos. O atual presidente, Benjamim Bill Vieira de Souza, que também é o prefeito de Nova Odessa (SP) seguirá a frente do Consórcio no biênio 2019-2020.

A formação do Novo Conselho Diretor ficou desta forma:

Presidente

Benjamim Bill Vieira de Souza – prefeito de Nova Odessa

 

Vice-Presidente do Programa de Políticas de Recursos Hídricos

Mário Botion – prefeito de Limeira

 

Vice-Presidente do Programa de Educação e Sensibilização Ambiental

Nilson Alcides Gaspar – prefeito de Indaiatuba

 

Vice-Presidente do Programa de Assuntos Institucionais

Angelo Perugini – prefeito de Hortolândia

 

Vice-presidente do Programa de Integração Regional

José Silvino Cintra – prefeito de Piracaia

 

Vice-Presidente dos Programas Regionais

Hamilton Bernardes Júnior – prefeito de Pedreira

 

Vice-Presidente do Programa de Resíduos Sólidos

Carlos Alberto Lisi – prefeito de Saltinho

 

Vice-Presidente do Programa de Ampliação da Disponibilidade Hídrica

Carlos Defavari – prefeito de Rio das Pedras

 

Vice-Presidente do Programa de Proteção aos Mananciais

Sabesp

 

Vice-Presidente de Tecnologia e Sistema de Gestão

Empresa Águas do Mirante

 

Vice-Presidente do Programa de Sistemas de Monitoramento das Águas

Sanasa/Campinas

 

O encontro também debateu a questão da segurança de barragens de água no Estado de São Paulo, com destaque à construção dos reservatórios de Amparo e Pedreira, além da situação da barragem de Salto Grande, em Americana, que no último mês foi motivo de preocupação da comunidade devido ao relatório da Agência Nacional de Águas (ANA) considera-la de alto risco.

Em comunicado oficial, o Consórcio PCJ reforça a necessidade de ampliação do debate sobre a segurança dos reservatórios de água para que a sociedade não confunda os processos de construção desses empreendimentos com as executadas por mineradoras, bem menos seguros. Reservatórios de Água são necessários para ampliar a segurança hídrica, especialmente, em regiões de estresse hídrico como as Bacias PCJ.

 

Evento marca lançamento de Prêmio

Em comemoração aos 30 anos de fundação do Consórcio PCJ, a entidade promove neste ano o 7º Prêmio Ação pela Água que irá premiar projetos e ações executados nessas três décadas por instituições localizadas nas Bacias PCJ que impactaram a disponibilidade hídrica da região, como também os veículos de comunicação que produziram reportagens de grande sensibilização ambiental sobre a temática.

 

O Consórcio PCJ, fundado em 1989, é uma associação civil de direito privado, composta por 42 municípios e 27 empresas associados, que atua como uma agência de fomento, planejamento e sensibilização, com o objetivo de recuperar e preservar os mananciais, além de discutir a implementação de políticas públicas voltadas à gestão da água. A entidade é referência nacional e internacional na gestão de recursos hídricos, sendo membro de importantes entidades internacionais, como: O Conselho Munidial da Água, a Rede Internacional de Organismos de Bacias (Riob), a Rede Latino-Americana de Organismos de Bacias (Relob) e a Rede Brasil (Rebob).

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Cancelar resposta