Representantes de Saltinho participam da 6ª Oficina Preparatória para Operação Estiagem da Defesa Civil

Representantes de Saltinho participam da 6ª Oficina Preparatória para Operação Estiagem da Defesa Civil

Foi realizada recentemente no Engenho Central, em Piracicaba, a 6ª Oficina Preparatória para a Operação Estiagem da Defesa Civil, evento que contou com a presença de representantes de Saltinho.

O município de Saltinho foi representado pela diretora do Departamento de Meio Ambiente, Ariella Montebello, além dos colaboradores José Antônio Cardoso, Cláudio Maurício dos Santos, Hélio Correa Barbosa e Wesley Sandro dos Santos, os quais realizaram o curso de brigadistas.

A Oficina abordou temas de interesse local para a construção de rede de prevenção de riscos e de desastres, ensinando os municípios a utilizarem as ferramentas existentes, como: legislação aplicada à proteção e defesa civil, elaboração de plano de contingência, critérios para decretação de situação de anormalidade e solicitação de recursos às esferas estadual e federal, critérios do Programa Município Verde Azul.

A ação é fruto da parceria entre a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (CEPDEC/SP) com o Corpo de Bombeiros, o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), o  Instituto Geológico (IG), Somar Meteorologia, Superintendência de Controle de Endemias (SUCEN) da Secretaria de Estado da Saúde, Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente e Polícia Ambiental.

As instituições convidadas apresentam cenários de áreas de risco a fim de facilitar a identificação e monitoramento de áreas de escorregamento e inundação, bem como ferramentas de monitoramento de queimadas e previsões meteorológicas.

Os municípios que cumprirem os critérios estabelecidos pela CEPDEC/SP poderão receber kits de estiagem, com equipamentos mínimos para uma brigada de incêndios em cobertura vegetal.

 

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Cancelar resposta