Primeiras semanas da volta às aulas precisam focar no acolhimento de estudantes e famílias

Após um ano de ensino a distância, comunidade escolar inicia atividades com os medos, ansiedades e consequências da pandemia; diretora da Camino School explica a importância do acolhimento para receber os estudantes nesse momento atípico

Tão logo a pandemia começou, os desafios das instituições de ensino foram norteados em como manter a aprendizagem dos estudantes a distância. Após quase um ano do início desse novo formato, a missão agora é como retomar as aulas em um novo ano letivo de forma eficiente, segura e com qualidade. Leticia Lyle, diretora da Camino School, escola referência da Camino Education localizada na zona oeste de São Paulo, explica que os planos de retomada do ensino presencial precisam considerar as premissas não só dos protocolos de segurança com relação a Covid-19, mas, também, a forma como a comunidade escolar será acolhida no início das aulas neste ano. 

“Existem as restrições de espaço que fazem parte dos protocolos e dos cuidados com relação à pandemia e que devem ser pensados pelas escolas, mas o início do ano letivo vai ser marcado por muita escuta, para acolher e entender como os estudantes, famílias e professores estão voltando para a escola. Há o medo, a ansiedade, as dificuldades pelas perdas de entes e até dificuldades socioeconômicas, tudo isso afetou a aprendizagem. Por isso, as primeiras atividades devem ter o grande objetivo de acolher, escutar e fazer um panorama para podermos construir as experiências de aprendizagem mais adequadas. Todos precisamos passar por esse espaço de identificar e reconhecer para desenhar planos individuais de desenvolvimento”.

Na Camino School, por exemplo, em que as aulas serão iniciadas no dia 08 de fevereiro, foram disponibilizados modelos de ensino híbrido pensando na necessidade de cada turma, com base em sua faixa etária e na importância de seu convívio social dentro do ambiente escolar. “Existe a necessidade de os estudantes estarem na escola para o convívio social, aprendizagem, para a saúde mental, mesmo que em períodos reduzidos, conforme recomendam os protocolos. A conversa sobre a retomada das atividades presenciais foi embasada não só pelo suporte dos pais e estudantes que ficaram um ano sem ir para a escola, mas principalmente pelas experiências científicas de outros países. Sempre há algum tipo de risco, mas tomadas as devidas precauções e fazendo esse acompanhamento de perto, as escolas em funcionamento não são consideradas lugares inseguros”, explica.

Recepção de novos alunos

Em 2021, a Camino School está inaugurando a nova sede da instituição e realizando a abertura do segmento de Ensino Fundamental II, atendendo neste ano estudantes de Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II. Dessa forma, a chegada de novos alunos aumenta a demanda por mais acolhimento e o novo prédio tem uma missão importante nesse processo. “A inauguração da nova sede é um espaço muito esperado, deu muito trabalho para a nossa nova estrutura estar em pé e pensada para todos. O prédio foi desenhado antes mesmo da pandemia para ser sustentável, aberto, e que já nos acolhe de uma maneira muito segura e responsável, com espaços compartilhados, arejados e disponíveis para os alunos.”

Leticia explica que a escola está acolhendo estudantes bolsistas, de outras escolas e até do exterior, e que os pais têm feito parte dessa colaboração coletiva na chegada de novos estudantes e familiares. “Uma das características desse nosso processo de acolhimento é que todos passem por uma integração única; todos que estão sendo recebidos poderão falar sobre suas semelhanças e diferenças. Temos um acompanhamento de perto pedagógico e psicológico para os novos alunos e famílias. Montamos comissões com os pais, unindo quem já estava conosco desde o ano passado e quem está chegando agora, para que esse processo seja feito por todos nós com carinho e atenção, sempre juntos”, conclui a diretora.

Camino Education – Como um ecossistema educacional que integra educadores, gestores, pais e estudantes, a Camino Education tem a missão de enriquecer a Aprendizagem para milhões de alunos, com a aspiração de transformar aulas tradicionais em experiências de aprendizagem inesquecíveis, de alta qualidade educacional e engajamento significativo dos educadores e dos alunos, por meio da Aprendizagem Ativa. A Cloe, plataforma digital completa de Aprendizagem Ativa desenvolvida pela Camino Education, a Camino School, escola de referência em São Paulo, e o Centro Camino de Aprendizagem Ativa, centro de formação de educadores, compõem esse ecossistema. A Camino Education é a primeira Edtech brasileira a compor a comunidade Global Innovators do World Economic Forum e está entre as 100 Edtechs mais inovadores da América Latina, segundo o ranking 2020 LATAM 100 Edtechs anual.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Cancelar resposta