Prefeitura de Piracicaba inicia construção de ossário no Cemitério da Vila Rezende

Prefeitura de Piracicaba inicia construção de ossário no Cemitério da Vila Rezende

Prefeitura de Piracicaba inicia construção de ossário no Cemitério da Vila Rezende. Foto Divulgação

Nesta terça-feira, dia 09, a Prefeitura de Piracicaba deu início à construção de um ossário no Cemitério Municipal Vila Rezende.

A estrutura, que terá 430 compartimentos, servirá para abrigar os restos mortais que estão sepultados em túmulos considerados abandonados.

A medida tem como objetivos facilitar a manutenção do campo santo e ganhar espaço no cemitério, onde hoje estão sepultadas mais de 29 mil pessoas.

A obra está orçada em R$ 55 mil.

De acordo com informações da Secretaria de Defesa do Meio Ambiente (Sedema), responsável pela gestão dos cemitérios municipais, o ossário será construído em blocos de concreto e lajes maciças em concreto armado, com 430 unidades de compartimentos nas dimensões de 39cm de largura x 39cm de altura x 79cm de profundidade, distribuídos em cinco pavimentos. Cada compartimento tem capacidade para abrigar os restos mortais de três a cinco pessoas, dependendo da idade (criança ou adulto).

Os restos mortais retirados das sepulturas abandonadas são enviados ao Ossário Municipal, que fica no Cemitério da Saudade. Com o novo ossário, esse translado não será mais necessário.

A falta de espaços nos cemitérios é um problema que vem sendo enfrentado pela Administração de diversas formas.

A primeira delas foi a assinatura dos decretos 16805/16 e 17035/17, que estabelecem prazo para que os concessionários das sepulturas que estão abandonadas manifestem interesse na manutenção da concessão. Após a criação desses decretos, foram retomadas cerca de 600 sepulturas.

Outra foi a execução de um cemitério vertical, que hoje conta com dois blocos com 120 gavetas cada e, agora, a construção do ossário, os dois no Cemitério da Vila Rezende.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Cancelar resposta